Seminário reuniu artesãos e desempregados que pretendem criar o seu próprio emprego.
Em Matosinhos existem 14 artesãos certificados. Para muitos é apenas um hobbie, mas para outros representa uma atividade económica. A pensar nos turistas que chegam a Matosinhos vindos do Terminal de Cruzeiros ou do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no desenvolvimento de novos negócios, na criação do próprio emprego ou de empresas que empregam terceiros, o Salão Nobre dos Paços do Concelho recebeu hoje, dia 12 de junho, um seminário dedicado ao PRO.A- Programa de Apoio ao Artesanato em Matosinhos.
Organizado pelo Centro de Emprego de Matosinhos, com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos, do CEARTE- Centro de Formação Profissional do Artesanato e da ESAD- Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos, este seminário reuniu artesãos e desempregados que demonstraram interesse em integrar o Pro.A.
Recorde-se que a Autarquia tem vindo a fomentar o desenvolvimento do artesanato enquanto atividade económica com potencial turístico e riqueza cultural.
Em parceria com a ANDARTE- Associação de Artesãos de Matosinhos, a Autarquia promove quer na quadra natalícia quer nas Festas do Senhor de Matosinhos a FAMA- Feira de Artesanato de Matosinhos que representa diferentes tipos de artesanato do país e das suas regiões.
“O consumidor procura hoje nichos de diversidade que decorram da criatividade e da imaginação. O movimento dos artesãos pode ter aqui um papel decisivo. O artesanato deve ter um carácter diferenciador do consumo de massas”, disse o Presidente da Câmara Municipal, Dr. Guilherme Pinto, na sessão de abertura.
O estatuto do Artesão e da Unidade Produtiva Artesanal, a formação inicial e contínua de artesãos, artesanato e design, os apoios e incentivos ao artesanato foram os temas em destaque.
O objetivo é que, dentro de um ano, haja uma mostra de artesanato com a marca e a identidade de Matosinhos ligadas ao mar, à pesca e à praia.
Além do Dr. Guilherme Pinto, estiveram presentes o Vice-presidente da Autarquia, Dr. Eduardo Pinheiro, o Diretor do Centro de Emprego de Matosinhos. Dr. Paulo Machado, o Diretor do CEARTE, Luís Rocha, o Presidente da Associação Empresarial do Concelho de Matosinhos, Fernando Sá Pereira, o presidente da União de Freguesias de Lavra, Perafita e Santa Cruz do Bispo, Rodolfo Mesquita, entre outros.