10.12.12
Entrega de cheques a 67 famílias corrobora a importância e o sucesso desta iniciativa da Autarquia implementada pela Matosinhos Habit
A tarde de sexta-feira foi de boa nova para 67 famílias que receberam o cheque resultante da candidatura que fizeram ao Programa Municipal de Apoio ao Arrendamento. A maior parte preferia ali não estar, certamente. Contudo, nem sempre a vida corre como esperado e, por isso, a Câmara Municipal de Matosinhos, através da empresa municipal Matosinhos Habit, implementou este que “é um programa de solidariedade”, explicou o Presidente da autarquia, Dr. Guilherme Pinto, no momento da entrega dos cheques. Fê-lo um a um para cumprimentar cada família, cada cidadão.
Desde Julho de 2009, altura em que o Programa Municipal de Apoio ao Arrendamento foi implementado, a Câmara Municipal, apoia as famílias do Concelho com dificuldades em pagar a renda das suas habitações, com cerca de 800 mil euros anuais.
Até agora foram instruídas 1213 candidaturas, das quais 547 encontram-se ativas. 194 foram indeferidas, a maior parte das quais por falta de documentação, enquanto 472 cessaram por motivos de alteração de residência, agregado familiar ou situação económica ou falecimento.
O apoio prestado às famílias é calculado em função do rendimento mensal do agregado familiar per capita, que não pode ultrapassar o valor do salário mínimo nacional. O subsídio pode variar entre os 75 e os 125 euros mensais . A maior parte das famílias abrangidas – 336- recebe um valor mensal entre os 100 e os 125 euros.
Com esta medida, a Autarquia ajuda não só as famílias em manterem a sua habitação, mas também os proprietários dos imóveis que, assim, mantêm os seus rendimentos e evitam ações de despejo. Além disso, este programa constitui uma alternativa à integração em habitação social, uma vez que os munícipes têm a possibilidade de continuar a residir nas suas habitações e, assim, “deixam de ter necessidade de pedir casa à Câmara”, como explicou o autarca durante a cerimónia informal que lhe permitiu falar um pouco com cada uma das famílias agora apoiadas.
“Este programa é temporário. Por aqui já passaram muitas famílias e é nossa objectivo dar uma ajuda para que as vidas se recomponham. Por isso, pedimos também a todos vós para sejam cidadãos atentos, ativos e participativos. Estejam atentos ao que se em Matosinhos. Participem no Orçamento Transparente e Participado. Vivam plenamente a cidadania porque estaremos, todos juntos, a lutar pelo nosso concelho”, referiu o Presidente da Câmara que lembrou que para a Autarquia prestar este tipo de auxílio, tem que fazer um grande esforço financeiro. “Temos uma câmara com uma boa situação financeira que nos permite avançar com este tipo de programas. Reduzimos a dívida dos 59 para os 45 milhões não temos, neste momento, dívida de curto prazo”, explicou.
No momento da entrega dos cheques, marcou presença a Administradora da empresa municipal Matosinhos Habit, Engº Olga Maia.
No momento da entrega dos cheques, marcou presença a Administradora da empresa municipal Matosinhos Habit, Engº Olga Maia.
Conteúdo atualizado em10 de dezembro de 2012às 15:42
