O fim de tarde de sexta-feira, dia 26 de julho, encheu-se de colorido para mais 47 famílias que receberam o cheque resultante da candidatura que fizeram ao Programa Municipal de Apoio ao Arrendamento.
“Temos cerca de 3 mil famílias com pedidos de casas na Matosinhos Habit, uma situação difícil de resolver. Por isso, decidimos avançar com este programa de apoio ao arrendamento que nos permite, por um lado, ajudar as famílias, e por outro, manter a cidade viva e ocupada. Já ajudamos muitas famílias e este é um esforço que a Autarquia faz com gosto” disse o Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto.
Desde Julho de 2009, altura em que o Programa Municipal de Apoio ao Arrendamento foi implementado, a Câmara Municipal, apoia as famílias do Concelho com dificuldades em pagar a renda das suas habitações, um valor que ascende aos 68.524,22€ mensais.
Neste momento, encontram-se ainda ativas 618 candidaturas. O apoio prestado às famílias é calculado em função do rendimento mensal do agregado familiar per capita, que não pode ultrapassar o valor do salário mínimo nacional. O subsídio pode variar entre os 75 e os 125 euros mensais. A maior parte das famílias abrangidas recebe um valor mensal entre os 100 e os 125 euros.
Com esta medida, a Autarquia ajuda não só as famílias em manterem a sua habitação, mas também os proprietários dos imóveis que, assim, mantêm os seus rendimentos e evitam ações de despejo. Além disso, este programa constitui uma alternativa à integração em habitação social, uma vez que os munícipes têm a possibilidade de continuar a residir nas suas habitações e, assim, “deixam de ter necessidade de pedir casa à Câmara”, como explicou o autarca durante a cerimónia informal de atribuição dos cheques que lhe permitiu falar um pouco com cada uma das famílias agora apoiadas.
No momento da entrega dos cheques, para além do Presidente da Câmara, marcou presença a Administradora da empresa municipal Matosinhos Habit, Engª Olga Maia.