Unidade industrial investe três milhões de euros para aumentar a capacidade de produção de lixívia.
O Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos continua o périplo pelas empresas que estão a investir no Concelho e a dinamizar a economia local, regional e até, em alguns casos, nacional.
A Procter & Gamble, localizada na freguesia de Custóias, recebeu hoje, dia 6 de março, a visita do Dr. Guilherme Pinto, do Vice-presidente da Autarquia, Dr. Nuno Oliveira, e do presidente da Junta, José Tunes.
Em apenas dois anos, esta unidade industrial está a investir cerca de três milhões de euros na melhoria e ampliação das suas instalações ao nível da segurança, saúde e ambiente, tecnologia de máquinas e equipamentos, e do estacionamento e circulação de viaturas pesadas de transporte de mercadorias.
“Com esta visita, queremos demonstrar os bons exemplos de quem não baixa os braços perante a crise. Este é apenas um dos muitos investimentos em curso no Concelho. Estamos a falar de dois mil milhões de euros”, disse o Dr. Guilherme Pinto.
Dedicada à produção de lixívia, a Procter & Gamble dispõe atualmente de uma capacidade de produção instalada de 40.000 t/ano. Com as obras de ampliação, no valor de 750 mil euros, prevê aumentar a capacidade de produção para cerca de 50.000 t/ano. O objetivo da empresa é concentrar a produção de lixívias em Portugal, encerrando as operações da sua fábrica de Barcelona. Assim, a unidade do Porto passaria a produzir para todo o mercado ibérico, aumentando a sua exportação de 20% para 47% da totalidade da produção.
A ampliação envolve a instalação de duas novas insufladoras para as embalagens de 2 L de lixívia e uma nova linha de enchimento para garrafas de 2 L que trabalhará em alternância com a atual linha que produz 2 L e 2,5 L, o que irá permitir aumentar a capacidade de produção, e de um novo filtro de lixívia, para separar a operação das variantes perfumadas da variante regular, por uma questão de qualidade e eficiência.