Milhares acompanharam o percurso da peregrinação em Lavra.
Tapetes de flores enfeitaram as ruas que integraram a grandiosa procissão em honra de Nossa Senhora de Fátima, evento que se realiza de dois em dois anos e que atrai milhares de pessoas a Lavra.
O percurso iniciou-se, na tarde do passado domingo, 14 de agosto, como habitualmente na igreja de Lavra, numa peregrinação conduzida pelo pároco Luís Mateus e que contou com a participação de centenas de pessoas, entre as quais o Vice-presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Eduardo Pinheiro, o presidente da união de freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo, Rodolfo Mesquita, e o representante da Comissão de Festas, Daniel Conde.
O andor de Nossa Senhora de Fátima percorreu um conjunto de artérias, ao longo das quais as varandas das habitações surgiram decoradas a preceito. Ao longo do percurso, muitos foram os fiéis que depositaram as suas oferendas à Virgem Maria.
A procissão terminou no areal da praia de Angeiras, berço da comunidade piscatória que engalanou as suas embarcações para receber o andor. Aí decorreu a tradicional bênção ao mar, um momento vivido com muita emoção pelos emigrantes.
A procissão em honra de Nossa Senhora de Fátima constitui o ponto alto de cinco dias de uma programação cultural intensa com uma forte componente musical e de animação. Em 2018 a festa alcançará a sua 75ª edição.