
O novo Executivo Municipal reuniu esta tarde pela primeira vez sob direcção do Dr. Guilherme Pinto, que delegou diversas competências e anunciou a distribuição dos pelouros.
Neste sentido, os pelouros do Urbanismo, Obras Particulares, Polícia Municipal, Políticas de Cidadania e Notariado ficarão na dependência directa do Presidente da Câmara.
O edil também será Presidente do Conselho de Administração dos Serviços Municipalizados de Águas e Saneamento (SMAS), da Matosinhos Habit e da Matosinhos Sport. Nestas duas empresas municipais foram delegadas as competências dos pelouros da área da Habitação e do Desporto, respectivamente, e nomeados os restantes membros dos Conselhos de Administração: Olga Maia e Alcino Glória, na Matosinhos Habit, e António Rijo e Helena Vaz, na Matosinhos Sport.
O novo vice-presidente da Câmara Municipal será o Dr. Nuno Oliveira, que também fará parte do Conselho de Administração dos SMAS, e será responsável pelo pelouro do Desenvolvimento Estratégico, Actividades Económicas, Administração Geral e Finanças e Mobilidade. Terá como funções: a Promoção do Desenvolvimento Estratégico; a Promoção Económica e Emprego; a Atracção de Novos Investimentos para o Concelho; o Apoio ao Tecido Empresarial; a Promoção do Turismo; a Dinamização de Mercados e Feiras; a Defesa do Consumidor (CIAC); a Gestão Financeira; a Promoção do Uso das Novas Tecnologias; a Modernização Administrativa; a Gestão do Património Geral; o Planeamento referente à Mobilidade; e a Gestão, Construção e Conservação de Equipamentos Municipais, afectos às respectivas áreas.
O pelouro da Acção Social e Saúde fica a cargo da Dra. Luísa Salgueiro, sendo responsável pela: Coordenação da Acção Social no Município; Promoção e Apoio a Actividades na área da Saúde; Prevenção e Combate à Toxicodependência; e Gestão, Construção e Conservação de Equipamentos Municipais, afectos às respectivas áreas.
Fernando Rocha será o vereador da Cultura, Voluntariado e Juventude e terá como funções: Promover e apoiar actividades na área da Cultura, bem como gerir e dinamizar os Equipamentos Culturais; Promover e apoiar actividades na área da juventude, bem como gerir e dinamizar os Equipamentos de Juventude; Promover e apoiar actividades na área do Voluntariado; Gestão dos Paços do Concelho; Coordenação das Relações Públicas; Coordenação das Políticas Editoriais; Gestão do Parque Automóvel; e Gestão, Construção e Conservação de Equipamentos Municipais, afectos às respectivas áreas.
O vereador do Pelouro da Educação e Formação, Recursos Humanos e Qualificação Urbana será o Dr. António Correia Pinto e ficará responsável pela: Promoção e apoio a actividades nas áreas da Educação e Formação, bem como gerir e dinamizar os respectivos Equipamentos; Gestão dos Recursos Humanos; Relações com o CCD; Gestão da Rede Viária Municipal; Fiscalização das Intervenções no Subsolo; Gestão do Mobiliário Urbano; e Gestão, Construção e Conservação de Equipamentos Municipais, afectos às respectivas áreas.
Quanto à vereadora do Ambiente, Protecção Civil e Contencioso, Dra. Joana Felício, terá como funções: a Gestão da Estrutura Verde Urbana; a Gestão do Sistema de Limpeza Urbana; a Gestão dos Sistemas de Abastecimento de Água e Saneamento; a Gestão da Orla Costeira; a Gestão dos Cursos de Água; a Educação Ambiental; a Protecção Civil; a Gestão dos Cemitérios; a Gestão da Fiscalização Municipal; as Contra-ordenações; e a Gestão, Construção e Conservação de Equipamentos Municipais, afectos às respectivas áreas.
O Presidente da Câmara anunciou, ainda, que Jorge Fortuna Pacheco de Sousa será o chefe do seu gabinete, Pedro Manuel dos Santos Reis Cruz Rocha e Maria Lurdes Alves da Costa serão os seus adjuntos, e será secretariado por Cristina Maria Martins Oliveira e Pedro Jorge Couto de Castro Ribeirinha.
O novo Executivo Municipal reunirá quinzenalmente às segundas-feiras à tarde, sendo pública a segunda sessão de cada mês, à qual os munícipes podem assistir e intervir no final, sob a autorização do Presidente.