Câmara promove nutrição saudável junto de mais de cinco mil alunos das escolas do Concelho.
Desde 14 de fevereiro que a Câmara Municipal de Matosinhos está a implementar nas Escolas Básicas e Jardins de Infância da rede pública do Concelho um programa de nutrição saudável.
O objetivo é sensibilizar as crianças para a importância da adoção de comportamentos alimentares saudáveis, dado que 31,5% das crianças portuguesas com idades entre os 7 e os 11 anos apresentam excesso de peso.
A dinamização desta iniciativa está a cargo da Divercook Kids e abrangerá mais de 5000 crianças dos nove Agrupamentos de Escolas do Concelho de Matosinhos. As sessões serão conduzidas por Chefes de Cozinha da Escola de Hotelaria e Turismo do Porto e Monitores com formação pedagógica.
O programa apresenta duas ideias principais: por um lado, demonstrar a importância do pequeno-almoço, já que esta primeira refeição é essencial para as crianças e está diretamente relacionada com o seu sucesso escolar e, por outro, promover a cozinha mediterrânica, que representa um modelo alimentar completo e equilibrado com inúmeros benefícios para a saúde, longevidade e qualidade de vida.
Hoje, dia 15 de março, o Vereador da Educação, Prof. António Correia Pinto, visitou a Escola Secundária Abel Salazar, em S. Mamede de Infesta, onde decorreu um conjunto de atividades dedicadas à alimentação.
Uma das mais participadas foi a sessão dedicada à “Química na Cozinha”. Os alunos aprenderam a cozinhar pão, a forma como fermenta ou porque nos faz chorar a cebola quando é cortada, questões de culinária diretamente ligadas à disciplina de Química.