Os presidentes das câmaras municipais de Matosinhos e de Vila Real, Guilherme Pinto e Rui Santos, assistiram ontem, em Vila Real, ao primeiro evento da programação da Capital da Cultura do Eixo Atlântico 2016, que decorrerá simultaneamente nas duas cidades. Os autarcas aproveitaram para saudar a inauguração, este fim-de-semana, do túnel do Marão, infraestrutura que permitirá ligar diretamente, e de forma rápida e cómoda, as duas cidades através da autoestrada A4.
Obra há muito reclamada pelas populações e pelas autarquias do interior norte, o túnel do Marão constitui, para os dois autarcas, um elemento importante na ligação entre o interior e o litoral do país, o qual potenciará e dará pleno sentido à intensa programação cultural que, nos próximos meses, vai irmanar as duas cidades unidas pela A4. Matosinhenses e vila-realenses poderão, assim, circular facilmente entre os dois concelhos, beneficiando dos concertos, exposições e demais espetáculos programados no âmbito da Capital da Cultura do Eixo Atlântico.
O evento, com periodicidade bienal, tem este ano como lema a frase "Do Douro ao Atlântico" e é, pela primeira vez, organizado em conjunto por duas cidades. A abertura oficial da Capital da Cultura do Eixo Atlântico está marcada para o próximo dia 12 de maio, no Teatro Municipal de Matosinhos - Constantino Nery, com um concerto que juntará a Orquestra Jazz de Matosinhos e a cantora Maria João, reeditando a parceria que resultou no CD "Amoras e Framboesas".