Património cultural e imóvel de Leça da Palmeira em vias de classificação.
No périplo pelo centro histórico de Leça da Palmeira, o Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos visitou hoje, dia 15 de fevereiro, o Largo do Castelo e outros dos locais daquela freguesia urbana em vias de classificação.
Acompanhado pelo Vereador da Cultura, Fernando Rocha, e pelo presidente da junta de freguesia, Pedro Sousa, o Dr. Guilherme Pinto constatou no terreno a reabilitação de muitos imóveis, de propriedade privada, ao abrigo do programa RECRIA, apoiado pela Autarquia.
Conjuntos urbanos, rurais e industriais, arquitetura civil, monumentos, áreas com potencialidades arqueológicas, são alguns dos cerca de 80 bens imóveis de Leça da Palmeira que estão sob proposta de classificação do património cultural e imóvel.
O registo dos bens imóveis classificados de interesse municipal, nacional e público constitui um instrumento fundamental na elaboração do Plano Diretor Municipal, nomeadamente na regulamentação das operações urbanísticas de forma a assegurar a preservação da estrutura patrimonial.
A classificação dos bens imóveis de interessem municipal compete à Câmara Municipal.
Já a classificação dos bens imóveis de interesse público e de interesse nacional compete à Secretaria de Estado da Cultura.