12.09.12
Estação de Passageiros do Terminal de Cruzeiros, Pólo1 da Plataforma Logística e Remodelação do Porto de Pesca em destaque.
Dentro de um mês, o edifício do Terminal de Cruzeiros já será visível para quem circular junto ao Porto de Leixões. As obras de construção da Estação de Passageiros decorrem a bom ritmo, como constatou hoje, dia 12 de Setembro, o Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, numa visita ao terreno.
A Estação de Passageiros albergará também o Parque de Ciência e Tecnologias do Mar da Universidade do Porto.
Em funcionamento desde Abril do ano passado está o cais para cruzeiros com 340 m de comprimento e 18 m de largura, com capacidade para a acostagem de navios até 300 m, fundos a –10 m, o que aumentou significativamente a capacidade de resposta do Porto de Leixões na receção de navios de cruzeiro de maiores dimensões. Segundo o presidente do Conselho de Administração dos Portos do Douro e Leixões, Eng. Brogueira Dias, o maior navio que o novo cais recebeu até agora- “Ventura”- transportava 4 mil passageiros.
No ano passado, o porto de Leixões recebeu 56 navios de cruzeiro e registou um aumento de 52% dos passageiros em trânsito, atingindo o valor de 41.800 passageiros.
Para 2012, são esperados cerca de 81 navios de passageiros, dos quais 42 navios terão mais de 200m de comprimento, e que trarão a Leixões e ao Norte de Portugal cerca de 85.000 passageiros e 40.000 tripulantes.
Contudo, o projeto do novo Terminal de Cruzeiros de Leixões, da autoria do Arq. Luís Pedro Silva, contempla ainda um novo Porto de Recreio náutico para 170 embarcações, um Cais fluvio-marítimo para acostagem de embarcações que permitam proporcionar itinerários turísticos no rio Douro, entre outras valências. O investimento ronda os 50 milhões de euros.
O Dr. Guilherme Pinto visitou ainda o local onde está a ser construído o Pólo 1 da nova Plataforma Logística de Leixões, infraestrutura que, no total ocupará uma área de 70 hectares. O acesso ao Pólo 1 está já construído e destina-se à armazenagem e des/consolidação de cargas. Em fase de infraestruturação, estará operacional dentro de dois anos, assim como o edifício do Terminal de Cruzeiros.
O Pólo 2, numa fase mais atrasada, será uma plataforma quer para quer para tráfegos portuários, quer para as atividades logísticas de apoio ao consumo na Área Metropolitana do Porto.
Em fase de estudo de viabilidade está o projeto de remodelação do Porto de Pesca e o novo Terminal de Contentores de Leixões, projeto que mereceu, desde o início, o apoio e a pronta cooperação por parte da Autarquia.
Integrado no “Plano Estratégico dos Transporte 2011 –2015 ”, no valor global de 150 milhões de euros, o projeto no porto de pesca abrange a renovação da lota, do mercado de segunda venda, dos pavilhões de armazenagem e de preparação do pescado, entre outras valências de apoio. Com esta intervenção, serão cumpridas as exigências técnicas e regulamentares no que respeita às condições de salubridade, manuseamento de bens alimentares, higiene e segurança alimentar, segurança contra incêndios, acessibilidade e qualidade e renovação de ar.
O arranque da obra está previsto para 2014.
Conteúdo atualizado em12 de setembro de 2012às 14:48
