Empresa francesa de arquitetura apresenta projetos para Matosinhos
Um artigo publicado na edição francesa da revista Marie Claire levou a COBE a escolher Matosinhos para a sua instalação em Portugal.
O Mercado Municipal de Matosinhos e a sua zona envolvente constituíram importantes fatores de atração para Martin Lemerre, sócio fundador da COBE, empresa francesa que há 15 anos se dedica à arquitetura, urbanismo e paisagem.
Das 60 pessoas que atualmente emprega, 20 trabalham nos escritórios de Matosinhos, situados na emblemática Rua França Júnior, em projetos para todo o mundo.
A Presidente da Câmara Municipal, Luísa Salgueiro, visitou hoje as instalações da COBE para se inteirar dos seus projetos, designadamente os que que concernem ao Concelho de Matosinhos. Além de festivais e eventos na zona da praia, aproveitando as potencialidades do vento, a empresa apresentou um conjunto de opções de rentabilização de espaços como parques de estacionamento, dando alguns exemplos dos projetos em curso em França e que alcançaram bons resultados.
Além da função tradicional de estacionamento, a COBE defende uma maior integração destas estruturas na comunidade, uma melhor articulação com o espaço público e uma maior flexibilidade nas suas “valências”, evitando, desta forma, que, no futuro, os parques de estacionamento vertical se tornem obsoletos. Espaços de co-working, ginásio, hortas urbanas, espaços verdes, soluções de energias renováveis são algumas das possibilidades que podem ser aplicadas nos parques de estacionamento.