Criação de praças, arranjo de zonas ajardinadas e reformulação de espaços são algumas das intervenções previstas.
“Criar espaços de cidadania na malha urbana que induzam qualidade de vida no território”. É o objetivo traçado pelo Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, depois de visitar hoje, dia 20 de novembro, um conjunto de locais um pouco por todo o Concelho que serão alvo de uma intervenção.
O Dr. Guilherme Pinto fez-se acompanhar pelo Vice-presidente, Dr. Eduardo Pinheiro, pela Vereadora do Urbanismo, Dr.ª Joana Felício, pelo Vereador da Mobilidade, Dr. José Pedro Rodrigues, pela administradora da Matosinhos Sport, Engª. Helena Vaz, pelo presidente da União de Freguesias de Lavra, Perafita e Santa Cruz do Bispo, Rodolfo Mesquita, pelo presidente da União de Freguesias de Custóias, Guifões e Leça do Balio, Eng. Pedro Gonçalves, pelo presidente da União de Freguesias da senhora da Hora- S. Mamede de Infesta, António Moutinho Mendes, e pelo presidente da União de Freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira, Dr. Pedro Sousa.
Em Angeiras, o antigo campo de futebol do Lavrense, que atualmente acolhe eventos como o Cortejo de Carnaval, as Marchas de S. João ou a Festa da Sardinha, poderá vir a ser transformado numa praça, solução ainda em estudo.
Em Perafita, quer o pavilhão da Associação Recreativa de Freixieiro quer a zona envolvente necessitam de uma intervenção, que poderá passar pela reabilitação do equipamento e do arruamento contíguo.
Em Santa Cruz do Bispo, as instalações da antiga junta de freguesia, que acolhem atualmente a sede de algumas coletividades, precisam de um arranjo urgente. A intervenção poderá abranger ainda a zona envolvente.
Em Custóias, em frente à Igreja Paroquial nascerá no futuro uma praça. Já no Padrão da Légua, depois da praça que foi criada, está a ser equacionado o corte à circulação automóvel de uma das ruas circundantes para facilitar a instalação de esplanadas de apoio ao comércio local.
Na Senhora da Hora, junto à feira semanal, está a ser ponderada a ampliação dos passeios para acolher a instalação de esplanadas.
A chegar a Matosinhos, na saída da A4, as zonas ajardinadas serão arranjadas, assim como o Parque 25 de Abril e o Jardim Basílio Teles, no centro da cidade.