Associação Florbela Espanca cria espaço para apoiar crianças e jovens com a ajuda do Porto Canal.
Criada em 2011, a Associação Florbela Espanca dispõe, desde 24 de março, de um novo espaço destinado a apoiar crianças e jovens no Conjunto Habitacional da Biquinha, em instalações cedidas pela Autarquia.
Serviços de apoio ao estudo, acompanhamento psicológico, dinamização de grupos nas áreas de expressão dramática, informática, inglês, são algumas das valências do novo espaço, da responsabilidade de voluntários.
Este espaço beneficiou de uma remodelação total do Programa “Mundo Interior” do Porto Canal e tem como objetivo a criação de respostas orientadas para as necessidades da população residente no local.
A Associação Florbela Espanca, sem fins lucrativos, ajuda indivíduos e empresas a criar condições de desenvolvimento e formação individuais, progresso e solidez empresarial. “Mais importante que dar o peixe é criar condições para que as pessoas possam criar”, lembrou Luís Branco, presidente da Associação Florbela Espanca.
Também o Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos manifestou a sua satisfação pela inauguração do novo Centro Comunitário, porque “raramente um espaço que é da Câmara está tão bem aproveitado”. O Dr. Guilherme Pinto elogiou a intervenção do Porto Canal pela sua “forma de estar na comunidade”. “Fico muito satisfeito por o Porto Canal estar em Matosinhos. Nada substitui a iniciativa das pessoas, dos particulares, mesmo tendo a Câmara excelentes equipas na ação social e na habitação. Quem dá o mais importante de si, que é o coração, acaba por ser particularmente feliz. O futuro pode ser diferente”, acrescentou, na presença do Vice-presidente, Dr. Nuno Oliveira, e do presidente da junta de freguesia de Matosinhos, António Parada.
Em reposta a um desafio lançado pelo Presidente da Autarquia, a Associação Florbela Espanca, com cerca de 100 associados, solicitou a adesão à Rede Social de Matosinhos e está a desenvolver diligências no sentido de articular a sua intervenção com os recursos disponibilizados pelos restantes parceiros que intervêm com a população.