Presidente da Câmara pediu a intervenção do Chefe de Estado na elaboração da Carta de Segurança para a refinaria.
A Refinaria da Galp de Matosinhos dispõe, agora, de duas novas unidades processuais - uma de destilação de vácuo e outra de viscorredução- inauguradas hoje, dia 28 de Setembro, pelo Presidente da República, Prof. Aníbal Cavaco Silva.
O investimento, na ordem dos 350 milhões de euros, permitirá, juntamente com a reconfiguração da Refinaria de Sines, a produção de gasóleo para exportação até 2,5 milhões de toneladas, com reflexos positivos ao nível da balança de pagamentos portuguesa calculados em cerca de 400 milhões de euros por ano.
O Chefe de Estado salientou o “alcance económico e social deste investimento”, manifestando a expectativa de que “as nossas exportações aumentem significativamente” e que, “a prazo, Portugal passará a ser um exportador líquido de gasóleo”. O Prof. Cavaco Silva chamou também a atenção para o facto de a “Galp Energia deter já reservas de petróleo passíveis de garantir a auto-suficiência de Portugal por cerca de três décadas”.
“O nosso tecido empresarial necessita de reforçar decididamente a sua capacidade competitiva, assente em investimento de base industrial e exportadora, em parcerias de cooperação, no intercâmbio de conhecimentos, na adopção de soluções inovadoras e no reajustamento da massa crítica das empresas”, referiu o Presidente da República.
Também o Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos elogiou o trabalho desenvolvido pela Galp Energia no Concelho: “Na última década, a Galp soube abrir-se à comunidade, soube dialogar com os agentes locais. Desde então, a Galp Energia resolveu um passivo ambiental que tinha para com este território”.
O Dr. Guilherme Pinto aproveitou a ocasião para pedir a intervenção do Presidente da República na sensibilização de outros agentes locais, para além da Autarquia, para a necessidade do seu envolvimento na elaboração de uma Carta de Segurança, com os termos de funcionamento da Refinaria, de forma a garantir que os incidentes nunca ultrapassem o perímetro da mesma.
Na inauguração das novas unidades da refinaria de Matosinhos estiveram também o Presidente do Conselho de administração da Galp Energia, Murteira Nabo, o Presidente Executivo da Galp Energia, Manuel Ferreira de Oliveira, o Secretário de Estado da Energia, Eng. Henrique Gomes, o Vice-presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Nuno Oliveira, o Vereador da Cultura, Fernando Rocha, a Vereadora do Ambiente, Dr.ª Joana Felício, o Vereador da Educação, Prof. António Correia Pinto, o Vereador do Desporto, Dr. José Guilherme Aguiar, presidentes de junta de freguesia e empresários.