Jornada dedicada à pesca incluiu visita à fábrica de conservas Pinhais.
Recebido pelo Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Guilherme Pinto, e pelo presidente da empresa, António Pinhais, o Chefe de Estado visitou as instalações e contactou com os funcionários.
Durante a visita, Aníbal Cavaco Silva e a sua esposa acompanharam o processo artesanal de produção de conservas de peixe. Apenas na fase de esterilização e cravação das latas são utilizadas máquinas. De resto, todo o trabalho é executado por 80 trabalhadores.
Fundada em 1920, a Pinhais produz conservas de peixe, nomeadamente sardinhas em azeite virgem, azeite picante e molho de tomate, bem como conservas de cavala em azeite virgem, numa média de 30 mil latas produzidas por dia. Hoje, a empresa exporta 90 por cento do que produz. Para além dos outros países da União Europeia, as conservas são consumidas nos Estados Unidos, Antilhas Francesas, Filipinas e Israel.
Em Portugal fica apenas 10 por cento da produção, destinada exclusivamente ao mercado gourmet.
Além de Matosinhos, a jornada dedicada à pesca incluiu visitas a instituições de Peniche, Ílhavo e Póvoa de Varzim.
A visita do Presidente da República contou com a presença da Presidente da Assembleia Municipal de Matosinhos, Palmira Macedo, do Vice-presidente da Autarquia, Eduardo Pinheiro, do Vereador da Educação, António Correia Pinto, e do presidente da União de Freguesias de Matosinhos- Leça da Palmeira, Pedro Sousa.