Equipamento, cuja construção é comparticipada em 2 milhões de euros pela Autarquia, deverá estar concluído dentro de um ano.
Quatro meses após o lançamento da primeira pedra do Centro Bem Estar, o Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Guilherme Pinto, regressou hoje, dia 18 de Julho, ao local, onde constatou o bom ritmo das obras que deverão estar concluídas dentro de um ano, cumprindo, assim, o prazo de execução previsto de 18 meses.
A construção do Centro Bem Estar resulta de uma parceria entre a Cooperativa Realidade, a Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte e a Câmara Municipal de Matosinhos.
O terreno, com cerca de 4 mil metros quadrados, localizado em S. Mamede de Infesta, foi cedido pelo período de 50 anos pela Autarquia.
O projecto, da autoria do arquitecto Vítor Seabra, compreende várias fases, a primeira das quais prevê a construção de duas unidades de cuidados continuados (média e longa duração, com um total de 36 camas), Centro de Dia (30), Creche/Jardim de Infância (33 lugares) e Serviço de Apoio Domiciliário. Para uma segunda fase estará prevista a construção de um lar de idosos. A área coberta do Centro Bem Estar será superior a 13 mil metros quadrados.
O Centro Bem Estar fará parte da rede da ARS, servindo de retaguarda às Unidades Locais de Saúde de S. Mamede de Infesta, ao Concelho de Matosinhos e ao Hospital Pedro Hispano.
A primeira fase do projecto tem um custo superior a 1,3 milhões de euros. No total, o Centro Bem Estar representa um investimento que ronda os 4 milhões de euros (mais 1 milhão em equipamento), dos quais cerca de 2 milhões são comparticipados pela Câmara Municipal de Matosinhos.
Durante a visita, o Dr. Guilherme Pinto, acompanhado pelo Vice-presidente da Autarquia, Dr. Nuno Oliveira, e pela deputada da Assembleia da República, Dr.ª Luísa Salgueiro, recebeu a indicação de que os dois novos arruamentos, que ligarão a Rua Central do Seixo à Rua Nova do Seixo- e estas duas artérias à Rua Carlos Oliveira, deverão estar praticamente concluídos em Setembro próximo.