18.12.12
“ Europa somos nós. Um conjunto heterogéneo de cidades”, disse o Dr. Guilherme Pinto, presidente do Forum Europeu de Segurança Urbana
O presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Guilherme Pinto, presidiu na qualidade de Presidente do Forum Europeu de Segurança Urbana (FESU) à conferência “Security, Democracy and Cities: The Future of Prevention”, que decorreu nas localidades parisienses de Aubervilliers e Saint-Denis, entre 12 e 14 de Dezembro.
Nesta conferência participaram, entre outros, Manuel Valls, Ministro do interior francês, François Lamy, Ministro das cidades francês, Christiane Taubira, Ministra da Justiça francesa e John WARMISHAM, Vice-Presidente do Congresso de poderes locais e regionais do Conselho da Europa.
Na intervenção de abertura da conferência, o Dr. Guilherme Pinto afirmou que “A Europa somos nós. Um conjunto heterogéneo de cidades. A história da integração europeia demonstra bem que a procura das melhores soluções é um esforço permanente, que alia vontade à imaginação. A Europa, mais que uma união de estados, é uma rede de pessoas. De pessoas nas suas cidades. E por ser uma rede inexorável de pessoas, a representatividade das experiências e anseios dos cidadãos tem de ser estimulada. Urge por isso, criar mecanismos de governação europeia que promovam novas formas de representatividade dos poderes locais. A Europa precisa do nosso espírito crítico e empírico, da nossa experiência e proximidade. Afinal, o projecto europeu, com tudo o que tem de novo e de inovador, é a melhor prova do que a humanidade é capaz. Em cinquenta anos mudámos o mundo, abolimos as fronteiras, alterámos os paradigmas e enterrámos os dogmas. O melhor projecto de paz e desenvolvimento que a humanidade criou. Um projecto que precisa das cidades e das comunidades locais. “
O autarca referiu também que “ a Europa tem um capital significativo em matéria de segurança urbana, evidenciado por 25 anos de actividades do Fórum Europeu” e que “a Conferência do Fórum Europeu é internacional porque queremos uma Europa aberta ao mundo”. O Dr. Guilherme Pinto demonstrou também o ensejo de colocar a prevenção como prioridade central das cidades, estados e instituições europeias, renegando políticas repressivas, de curto prazo e de limitado impacto.
De referir que participam nesta conferência 180 cidades, representativas de 35 países dos quatro continentes, designadamente, Argentina, México, Panamá, Colômbia, Chile, Honduras, Brasil, Estados Unidos, Canadá, Costa do marfim, África do sul, Quénia, Senegal, Uganda, Austrália, Roménia, Sérvia, Suécia, Itália, França, Reino Unido, Suiça, Espanha, Polónia, Lituânia, Luxemburgo, malta, Alemanha, Finlândia, Bélgica, Holanda, República Checa, Dinamarca, Áustria e Portugal .
Conteúdo atualizado em18 de dezembro de 2012às 15:54
