Investimento superior a 100 milhões de euros concluído em 2015.
A Unicer está a investir cerca de 80 milhões de euros na consolidação e modernização da operação industrial das cervejas em Leça do Balio, um projeto que tornará a fábrica numa das melhores da Europa.
O investimento total ultrapassa os 100 milhões de euros. Em Santarém mantêm-se as plataformas de armazenagem e de distribuição, que continuarão a assegurar as necessidades de abastecimento do mercado, bem como a operação nos refrigerantes.
A unidade de Leça do Balio passará a funcionar com mais duas novas linhas de enchimento, tecnologicamente mais avançadas, e terá uma maior capacidade instalada de produção e enchimento.
A modernização e expansão das instalações em Leça do Balio permitirá à UNICER não só assegurar as necessidades atuais de produção para o mercado nacional como alavancar o potencial competitivo da empresa na espera internacional.
Dos atuais 300 milhões de litros por ano, a Unicer passará a produzir 450 milhões de litros podendo atingir os 600 milhões. A conclusão da primeira fase do projeto está prevista para o próximo mês de Março e custou 65 milhões de euros.
“O plano de modernização que temos em curso está a decorrer a um bom ritmo e irá colocar a nossa fábrica entre as melhores do mundo, tornando-nos ainda mais competitivos”, declarou o presidente executivo da UNICER, Dr. António Pires de Lima, hoje, dia 18 de fevereiro, durante uma visita às instalações em Leça do Balio.
No mês dedicado à economia, o Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Guilherme Pinto, tem vindo a visitar os vários investimentos em curso no Concelho no valor de 300 milhões de euros. “Matosinhos tem a ambição de ser o coração económico da Área Metropolitana do Porto. Investimento atrai investimento. Temos um milhão e 700 mil euros de investimentos em várias áreas, mas tenho a ambição de chegar, dentro de um ano, aos dois mil milhões de euros, se os projetos em cima da mesa se concretizarem”, afirmou.
Em Abril arrancará a remodelação dos edifícios administrativos (7,5 milhões de euros) da UNICER e a construção de um armazém (29 milhões de euros) com capacidade para acolher 40 mil paletes. Este último investimento permitirá, segundo o Dr. Pires de Lima, à empresa poupar três milhões de euros por ano em transporte.
O plano de investimento industrial estará totalmente concluído no final de 2014, a tempo das comemorações dos 125 anos da UNICER assinaladas durante o primeiro trimestre de 2015.
Presentes na visita estiveram ainda o Vice-presidente da Autarquia, Dr. Nuno Oliveira, o Vereador da Educação, Prof. António Correia Pinto, o Vereador da Cultura, Fernando Rocha, a administradora da Matosinhos Sport, Eng. Helena Vaz, e o presidente da junta de freguesia de Leça do Balio, Francisco Araújo.
![]()
