Evacuação cumpriu plano de prevenção e emergência.
O exercício de evacuação em situação de risco nas escolas do Concelho de Matosinhos já faz parte da rotina das comunidades educativas nos últimos cinco anos, daí que os alunos reajam prontamente ao alarme. Assim se passou hoje, dia 11 de Janeiro, na EB 1 da Igreja, em Perafita.
O alarme foi acionado às 16h14. Seguiu-se o corte de energia. Em apenas 2 minutos e 16 segundos, os cerca de 200 alunos, professores e auxiliares foram evacuados e concentrados no ponto de encontro, estipulado no plano de prevenção e emergência. Depois de feita a contagem dos alunos, a equipa de primeira intervenção, com elementos do Serviço Municipal de Proteção Civil, avaliou a situação de risco e atuou no terreno até ao restabelecimento da normalidade.
O Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Guilherme Pinto, e a Vereadora da Proteção Civil, Dr.ª Joana Felício, marcaram presença nesta iniciativa. Este tipo de simulacro visa envolver toda a população escolar e pretende desenvolver rotinas comportamentais de atuação em caso de emergência, assim como sensibilizar as pessoas para uma cultura de segurança.
O exercício de evacuação nas escolas é apenas uma parte do trabalho realizado pelo Serviço Municipal de Proteção Civil junto das comunidades educativas. Ações de sensibilização sobre segurança na escola e as regras de evacuação, a elaboração de medidas de autoproteção com a definição das regras de evacuação e do organograma de emergência, ações teórico-práticas sobre a utilização de extintores e outros meios de primeira intervenção são alguns dos projetos em prática.
No ano passado, foram realizados 61 exercícios que levaram à evacuação de 11265 pessoas, 249 ações de sensibilização (das quais 79 sobre exercícios de evacuação), que envolveram 6395 alunos, 705 docentes e 664 não docentes.
Na próxima semana, simulacros semelhantes irão decorrer nas EB do Padrão da Légua e de Matosinhos.