Presidente visita investimentos em Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo.
Depois de Leça do Balio, Custóias e Guifões, o Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos prosseguiu, hoje, dia 19 de março, o périplo pelo Concelho com o objetivo de envolver a população e as freguesias sobre os investimentos necessários até ao final do mandato.
Na União de Freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo, o Dr. Guilherme Pinto visitou alguns dos investimentos que estão a ser feitos na área social e nas atividades económicas. Mas outros assuntos mereceram a atenção do edil.
A zona envolvente à EB 2,3 de Perafita, nomeadamente a Rua Oriental, necessita de uma intervenção ao nível das infraestruturas, além da colocação/alargamento de passeios e novas passadeiras e lombas, de forma a abrandar a velocidade das viaturas que ali circulam diariamente e que colocam em risco a travessia dos alunos para a escola.
Acompanhado pelo Vice-presidente da Autarquia, Dr. Eduardo Pinheiro, pelo Vereador do Espaço Urbano, Prof. António Correia Pinto, pela Vereadora do Ambiente, Dr. ª Joana Felício, pela Vereadora da Ação Social, Dr.ª Lurdes Queirós, pelo Vereador dos Transportes e Mobilidade, Dr. José Pedro Rodrigues, pela administradora da Matosinhos Sport, Eng. Helena Vaz, e pelo presidente da União de Freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo, entre outros membros do executivo, o edil visitou também as obras de construção do Equipamento Residencial para Pessoas Idosas (Lar) do Centro Social e Paroquial Padre Ângelo Ferreira Pinto.
Os 193 utentes utilizam as respostas sociais de Centro de Dia, Centro de Convívio, Centro de Atividades de Tempos Livres, Jardim de Infância e Creche, dispondo ainda de cantina.
O futuro lar terá capacidade para 57 pessoas idosas. O custo elegível ronda os dois milhões de euros. 60% é suportado pelo POPH. Os restantes 40% serão pagos pela Câmara Municipal de Matosinhos (mais de 770 mil euros). A instituição assume cerca de 360 mil euros.
Os novos acessos e o estacionamento são duas das situações que o Dr. Guilherme Pinto quis verificar no terreno.
As obras de construção da nova fábrica da Ramirez, em Lavra, prosseguem a bom ritmo, como constatou o autarca no local.
160 anos volvidos da sua fundação, a Ramirez está a investir 18 milhões de euros numa nova unidade para duplicar a atual capacidade de laboração no sector das conservas de peixe. As novas instalações, com cerca de 20 mil metros quadrados, na Rua do Passadouro, substituirão a sede da empresa, situada desde 1940 em Leça da Palmeira.
Depois de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo, o Presidente da Câmara Municipal visitará nos próximos meses as outras uniões de freguesia para contactar com a população e ativar a cidadania.
![]()
