O arquiteto brasileiro Paulo Mendes da Rocha, Prémio Pritzker de 2006, vai doar ao acervo da Casa da Arquitectura, em construção em Matosinhos, o projeto do novo Museu Nacional dos Coches, que este mês será inaugurado em Lisboa. O contrato de cedência será assinado no próximo dia 20, na Ordem dos Arquitetos, em Lisboa, pelo arquiteto e pelo presidente da Casa da Arquitetura e da Câmara Municipal de Matosinhos, Guilherme Pinto.
A doação de Paulo Mendes da Rocha inclui desenhos e maquetas do edifício de Belém e do respetivo projeto expositivo, incluindo a primeira maqueta de papel que esteve na origem da encomenda do projeto ao arquiteto brasileiro. De acordo com o contrato, a Casa da Arquitectura terá o encargo de guardar, tratar, divulgar e promover internacionalmente o projeto.
Tendo já garantida a presença no seu acervo de projetos de Álvaro Siza Vieira e de Eduardo Souto de Moura, a futura Casa da Arquitectura passa, assim, a ser responsável por importantes elementos documentais dos três arquitetos de língua portuguesa que venceram o Pritzker, informalmente considerado o prémio Nobel da arquitetura.
A Casa da Arquitectura, recorde-se, é um projeto orçado em três milhões de euros, cuja concretização no antigo edifício da Real Vinícola, em Matosinhos-Sul, arrancará na próxima semana. A obra deverá ficar pronta em dezoito meses.