Souto de Moura galardoado na categoria de carreira
Autor da Marginal de Matosinhos distinguido em Itália como "um dos mais influentes e notáveis arquitetos do mundo".
Eduardo Souto de Moura é o primeiro arquiteto português a ser distinguido com o Piranesi Prix de Rome, na categoria de carreira.
O galardão, atribuído pela Academia Adrianea de Arquitectura e Arqueologia Onlus, em colaboração com a Ordem dos Arquitectos, Paisagistas e Conservadores de Roma, e o Pólo de Mantova do Politécnico de Milão, será entregue no dia 24 de março de 2017. A cerimónia terá lugar na Casa da Arquitectura - Acquario Romano. Eduardo Souto Moura fará uma intervenção sobre os momentos mais importantes da sua carreira, iniciada nos anos 1980.
Nascido em 1952, Eduardo Souto de Moura, vencedor do Prémio Pritzker 2011, foi considerado pela Academia Adrianea de Arquitectura e Arqueologia Onlus como “um dos mais influentes e notáveis arquitetos do mundo”.
Eduardo Souto Moura é atualmente professor no Pólo Territorial de Mantova do Politécnico de Milão. Assinou, entre outros projetos, a Marginal de Matosinhos, o Estádio Municipal de Braga, a Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais, e o Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, em Bragança.
Eduardo Souto Moura, recorde-se, doou parte do seu espólio à Casa da Arquitectura, composto por mais de 400 maquetas de estudo, pela coleção de maquetas de apresentação que integram a exposição itinerante «Temi i projeti» e ainda por 54 painéis com fotografias de Luís Ferreira Alves e esquissos de Souto de Moura, relativos às obras mais emblemáticas do arquiteto.