Reabilitação das Antigas Oficinas do Porto de Leixões considerada exemplo de boas práticas no setor.
O projeto de reabilitação das Antigas Oficinas do Porto de Leixões venceu o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2015 na categoria de “Comércio e Serviços”.
Organizado pelo jornal Vida Imobiliária e pela Promevi, o evento, que já vai na sua terceira edição consecutiva, pretende divulgar projetos que são verdadeiros casos de sucesso e exemplos de boas práticas no setor.
A cerimónia decorreu no passado dia 15 de abril no Palácio Nacional de Queluz e contou com o apoio da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e o Alto Patrocínio do Governo de Portugal, atribuído pela Secretaria de Estado do Ordenamento do Território e de Conservação da Natureza.
O projeto da reabilitação das Antigas Oficinas do Porto de Leixões, em Leça da Palmeira, Matosinhos, arrecadou o prémio para a melhor intervenção na categoria de "Comércio & Serviços". Promovida pela Administração dos Portos do Douro e Leixões, a intervenção foi desenhada pelo arquiteto Adalberto Dias e executada pela António Alves Ribeiro & Filhos.
O Prémio Nacional de Reabilitação Urbana distinguiu ainda projetos no Porto e em Lisboa nas seguintes categorias: Melhor Intervenção Residencial (Palácio dos Condes de Murça, Lisboa), Impacto Social (Sítio do Fado da Casa da Severa, Lisboa), Uso Turístico (Hotel Vincci, Porto). Houve ainda três menções honrosas: Melhor Intervenção de Restauro (Salão Nobre do Palácio da Pena), Melhor Eficiência Energética (Edifício São Tomé, em Lisboa), Melhor Intervenção com uma Área de Menos de 1.000 m² ao 1872 (River House, Porto).