
No âmbito do Prémio Fernando Távora, decorreu no dia 6 de Outubro, pelas 22h, no Salão Nobre da Câmara de Matosinhos a Conferência “Diário do Deserto Namibe 2009” proferida pela arquitecta Cristina Salvador, vencedora da quarta edição do prémio.
O Prémio Fernando Távora surge de uma parceria entre a Câmara de Matosinhos – Centro de Documentação Álvaro Siza e a Ordem dos Arquitectos – Secção Regional Norte e é o resultado de um trabalho perpetuado ao longo dos tempos, no âmbito da promoção da arquitectura contemporânea portuguesa.
Atribuído anualmente, este Prémio pretende homenagear e perpetuar a memória do arquitecto Fernando Távora, falecido em 2005, que influenciou sucessivas gerações de arquitectos, deixando a sua marca pessoal na conhecida “Escola do Porto”, com o objectivo de valorizar a importante contribuição da viagem e do contacto directo com outras realidades, na formação da cultura do arquitecto, distinguindo projectos de investigação em arquitectura.
No passado mês de Maio, o júri do evento, constituído pelo Prof. Dr. Arnaldo Saraiva, a artista plástica Helena de Almeida, os arquitectos João Carrilho da Graça, Sérgio Fernandez (interveniente no Projecto do Teatro Municipal Constantino Nery) e Ana Maio (em representação da Ordem dos Arquitectos) deliberaram, por unanimidade, o projecto da arquitecta Cristina Salvador, pela qualidade e objectivos propostos na sua viagem de investigação.
A abertura do prémio decorre, todos os anos, no Dia Mundial da Arquitectura, com a apresentação do júri para o ano seguinte, e o/a arquitecto/a premiado/a deverá, nessa data, proferir uma conferência de apresentação da viagem efectuada.
A apresentação da conferência vencedora deste Prémio coincide, anualmente, com o Dia Mundial da Arquitectura (primeira 2ª feira de Outubro), este ano dia 5 de Outubro – feriado nacional, pelo que, em concordância com a Ordem dos Arquitectos, excepcionalmente, a edição deste ano decorreu no dia 6 de Outubro (3ªfeira).
O dia 6 de Outubro marcou, assim, o culminar deste processo com a conferência levada a cabo pela arquitecta Cristina Salvador, intitulada – “Diário do Deserto – Namibe 2009”.
Cristina Salvador visitou os espaços do Deserto do Namibe, partindo de Luanda até à cidade de Namibe, percorrendo até ao Towbwa. Em Njambasana, situa-se a sede do CEDO – Centro de Estudos do Deserto, que serviu de base para esta viagem de investigação.
A iniciativa, que contou com a presença do Vereador da Cultura, Fernando Rocha, marcou, ainda, a abertura da 5ª edição do Prémio Fernando Távora com a apresentação da composição do novo júri.

