
Conferência da vencedora da 11.ª edição
O Salão Nobre dos Paços do Concelho acolheu ontem à noite a conferência da vencedora da 11ª edição do Prémio Fernando Távora dedicada às “Cidades invisíveis de Dadaab”.
Licenciada em Arquitectura pela Universidade da Beira Interior, Maria Neto é investigadora do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto.
A arquitecta apresentou ontem, Dia Mundial da Arquitectura, o resultado de um trabalho de dois meses em cinco campos de refugiados na cidade queniana de Dadaab, a cem quilómetros da fronteira com a Somália.
O estudo de Maria Neto incidiu sobre o posicionamento crítico do arquitecto na delineação de estratégias de abrigo e planeamento de emergência.
Os resultados do trabalho de Maria Neto serão publicados num livro a ser lançado no próximo ano.
A apresentação de Maria Neto contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Guilherme Pinto, do Vereador da Cultura, Fernando Rocha, de Nuno Sampaio, diretor executivo da Casa da Arquitectura, de Cláudia Costa Santos, presidente da Secção Regional do Norte da Ordem dos Arquitectos e de Maria José Távora, em representação da família de Fernando Távora.
Nesta sessão foi também oficialmente lançada a 12ª edição do Prémio, com abertura das candidaturas.
Instituído em 2005, o Prémio Fernando Távora visa "perpetuar a memória do arquiteto” Fernando Távora, "valorizando a importante contribuição da viagem e do contacto direto com outras realidades, na formação da cultura do arquitecto".
Organizado pela Ordem dos Arquitectos Secção Regional do Norte (OASRN) em parceria com a Câmara Municipal de Matosinhos (CMM) e a Casa da Arquitectura (ACA), o Prémio Távora consiste na atribuição de uma bolsa de viagem no valor de 6.000 euros para a melhor proposta de viagem de investigação apresentada.
Lançado em 2005, o prémio distinguiu até agora os arquitectos André Tavares, Nélson Mota, Sílvia Benedito, Maria Moita, Cristina Salvador, Armando Rabaço, Marta Pedro, Paulo Moreira, Sidh Mendiratta, Susana Ventura e Maria Neto.
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
