Sílvia Benedito vence 2ª edição do prémio de arquitectura.
O Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Guilherme Pinto, presidiu ontem à noite, dia 9 de Abril, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, à cerimónia de atribuição do Prémio Fernando Távora. A vencedora da 2ª edição do prémio de arquitectura foi a arquitecta Sílvia Benedito, de 34 anos, pelo seu projecto Quadrícula Emocional: Um Urbanismo Híbrido entre Natureza e Arquitectura nas Cidades Atlânticas Portuguesas do Século XVI.
O Júri distinguiu ainda, com menções honrosas, outros quatro projectos (dos 22 projectos a concurso) da autoria de Rodrigo Cardoso, de Susana Rodrigues, de Rui Seco da Costa e de Miguel Gomes da Costa.
Antes do anúncio público da vencedora do Prémio Fernando Távora 2007, houve um debate entre o Júri, constituído pelo Prof. Arqtº Alexandre Alves Costa, pelo Gonçalo Byrne, pelo fotógrafo Luís Ferreira Alves e pelo Arqtº Luís Tavares Pereira, sobre a importância do tema “A Viagem” na construção cultural e referencial do indivíduo/arquitecto. A Presidente da Ordem dos Arquitectos, Arqtª Helena Roseta, e o Arqtº José Bernardo Távora, filho de Fernando Távora, também participaram no referido debate, ao contrário do ex-Presidente da República, Doutor Jorge Sampaio, que fez parte do Júri mas que não pôde estar presente na cerimónia.
Além de muitas individualidades, também marcaram presença os Vereadores da Autarquia responsáveis pelos pelouros da Qualificação Urbana e da Cultura, Prof. Correia Pinto e Fernando Rocha, respectivamente.