Exército, Marinha e Força Aérea associaram-se a este evento centrado nos valores da solidariedade
No sábado, dia 20 de julho, o areal da Praia de Matosinhos foi ‘alcatifado’ com as sete cores do arco-íris para se transformar na sala ao ar livre da maior aula de judo do mundo. A iniciativa da Escola de Judo Nuno Delgado, em parceria com a Câmara Municipal de Matosinhos, através da empresa Municipal Matosinhos Sport, teve como principal objetivo celebrar o aniversário de Nelson Mandela e os seus valores - “superação, autoconhecimento e solidariedade”- partilhados pela modalidade.
O Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Guilherme Pinto, o Vereador do Desporto, e administrador da Matosinhos Sport, Dr. José Guilherme Aguiar, e o Vereador da Cultura, Juventude e Voluntariado, Fernando Rocha, foram os anfitriões de uma tarde agradável e com muito sol que ajudou a atrair à Marginal de Matosinhos milhares de pessoas.
Esta iniciativa contou com a presença do Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Dr. Emídio Guerreiro, da Embaixadora da África do Sul em Portugal, Keitumetse Matthews, e do Consul Honorário da África do Sul no Porto, António Schneider.
A maior aula de judo do mundo integra o movimento “Achieve, Collect & Give Back” da Fundação Nelson Mandela. Tem a chancela da União Europeia de Judo e faz parte do seu calendário desportivo, assumido como evento estratégico da Comissão de Integração Social da União Europeia de Judo.
O judoca Nuno Delgado foi o “comunicador” de serviço deste mega evento centrado na modalidade que lhe valeu uma medalha olímpica. A distribuição dos quimonos, bem como dos cintos da “responsabilidade social” e dos bonés das 7 cores do arco-íris (ou das 7 letras de Mandela) a que correspondem cada uma das 7 tiras de alcatifa montadas na praia durante a noite anterior, foi coordenada pelas Forças Armadas, que se associaram a este evento, por um lado, para promover a responsabilidade social junto dos militares e, por outro, permitindo que a sua presença promova junto dos jovens a oportunidade de optar por uma carreira militar.
Depois da distribuição dos quimonos, começou a formação do arco-íris humano, numa extensão de praia com cerca de 100 metros de frente, decorrendo em simultâneo demonstrações de judo, nas suas diferentes formas: judo olímpico, judo show, judo de defesa pessoal, judo kata com “Judo Total” e judo infantil.
Pelas 18 horas, começaram os 67 minutos de duração da coreografia da Maio Aula de Judo que contou com a presença da Vereadora do Ambiente, Dra. Joana Felício, que fez questão de fazer cada um dos movimentos sob orientação de Nuno Delgado. Momentos de alegria e animação alimentados pela chegada, por mar, da velejadora olímpica Joana Pratas, ou pela chegada do céu dos paraquedistas da Força Aérea que aterraram na alcatifa multicolorida com as bandeiras ligadas a este evento.
O encerramento da Maior Aulo de Judo decorreu em clima festivo ao som do Hino de Portugal e com o Secretário de Estado do Desporto e Juventude a destacar o papel de Nelson Mandela no mundo tal como ele é neste momento, e com o Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, a agradecer à população por ter aceite o repto de se associar a esta iniciativa que, por um lado, saúda Nelson Mandela e, por outro, destaca a importância dos valores e de, nem que seja em 67 minutos por dia, todos nós darmos um pouco aos outros, contribuindo em cada dia para um mundo melhor.
![]()
