Iniciativa com o apoio da autarquia pretende promover a leitura.
“Tem tudo a ler” é um programa de apoio à leitura lançado pela Cetelem, que arranca amanhã na Praia de Matosinhos.
Até 16 de agosto estará instalado no areal um frigorífico transformado em biblioteca comunitária.
Em vez de alimentos e bebidas, o frigorífico irá disponibilizar aos banhistas livros para todos os gostos. Qualquer pessoa poderá levar um livro e deixar outro no seu lugar ou levar um livro e devolvê-lo mais tarde. Sob o mote “Histórias Frescas, Todos os Dias”, o “Tem Tudo a Ler” pretende, desta forma, promover a leitura durante a tradicional época de férias dos portugueses.
Muitos dos livros foram cedidos pelos colaboradores do Cetelem que, desta forma, procurou envolver o público interno na iniciativa. A iniciativa conta ainda com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos.
De acordo com Diogo Lopes Pereira, diretor de marketing do Cetelem, “a leitura é essencial para tomar decisões complexas e exercer uma cidadania ativa”. “No entanto, Portugal possui ainda baixos níveis de literacia comparativamente a outros países europeus. Infelizmente, e apesar de toda a dedicação, a ação dos profissionais da Educação e da Cultura, por si só, não é suficiente. É por essa razão que queremos, no Cetelem, assumir o compromisso de contribuir para a promoção e o incentivo da leitura”, explica.