Aos poucos, a Praceta do Padrão da Légua vai ganhando forma. Desde o início do ano que a Câmara Municipal de Matosinhos está a demolir vários edifícios, alguns dos quais devolutos ou em situação de ruína há vários anos, para dar lugar a um novo espaço de lazer para a população.
“Esta zona está muito congestionada do ponto de vista urbanístico. Por isso, avançamos com este plano de reordenamento”, explicou o Presidente da Autarquia.
O Dr. Guilherme Pinto assistiu hoje, dia 2 de Setembro, à demolição de mais duas construções.
Delimitada pelo quarteirão composto pelas ruas Fonte Velha, Recarei e São Gens, esta área, com 800 m2, foi já pavimentada, dando lugar a um parque de estacionamento. No futuro, será criada uma área verde, junto à Rua de S. Gens, com cerca de 400m2.
“Há a possibilidade de tornar a Rua Fonte Velha pedonal para permitir o acesso a esplanadas, mas é uma questão sobre a qual iremos ouvir a população antes de tomarmos qualquer decisão”, acrescentou.
Os únicos edifícios que permanecerão nesta fase serão o edifício de venda de jornais e revistas- “O Caderno” e o edifício da Farmácia. “Estamos a tratar de uma coisa de cada vez, porque isto implica conversar com as pessoas para encontrarmos uma solução”, referiu.
O autarca anunciou ainda que, no próximo dia 18 de Setembro, irá dar início à demolição da Casa Carvoeiro, no Padrão da Légua, de forma “a corrigir um erro urbanístico com mais de 20 anos”.