
Inauguração em Leça da Palmeira é um dos momentos que assinala o encerramento da Capital da Cultura do Eixo Atlântico
A Câmara Municipal de Matosinhos inaugurou hoje, 2 de novembro, pelas 10h30, a Praça do Eixo Atlântico, destinada a assinalar a participação de Matosinhos na comunidade intermunicipal do Norte de Portugal e da Galiza, bem como o fim da programação da Capital da Cultura do Eixo Atlântico 2016, que este ano decorreu nas cidades de Matosinhos e de Vila Real. A cerimónia contou com a presença de vários responsáveis políticos dos concelhos associados do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, entre eles Ricardo Rio, Presidente do Eixo Atlântico e da Câmara Municipal de Braga, José Manuel Ribeiro, Presidente da Câmara de Valongo, Rafael Cuiña, Presidente da Câmara de Lalin, Lara Mendez, Presidente da Câmara de Lugo, Jesus Vásquez, Presidente da Câmara de Ourense, Gilberto Baptista, Vereador da Câmara de Bragança, Rui Costa, Vereador da Câmara de Macedo de Cavaleiros e Xoan Mao, Secretário Geral do Eixo Atlântico.
Marcaram ainda presença o Vice-presidente da Câmara de Matosinhos, Eduardo Pinheiro, o vereador da Cultura, Fernando Rocha, os vereadores Joana Felício, António Correia Pinto, Lurdes Queirós e José Pedro Rodrigues, para além, do Presidente da União de Freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira, Pedro Sousa.
Localizada junto ao acesso Norte da Ponte Móvel do Porto de Leixões, em Leça da Palmeira, a Praça do Eixo Atlântico conta com uma escultura do artista plástico Paulo Neves, executada durante a mais recente edição do Simpósio de Escultura de Matosinhos, este ano integrado na programação da Capital da Cultura do Eixo Atlântico. A intervenção de Paulo Neves estende-se também aos muros que circundam a praça.
O Presidente do Eixo Atlântico, Ricardo Rio, mostrou-se satisfeito pela inauguração de mais uma praça associada ao Eixo Atlântico, repetindo-se em Matosinhos um ato que tem vindo a acontecer um pouco por cada um dos municípios associados. Aproveitou também para endereçar uma mensagem de parabéns à Câmara Municipal de Matosinhos pela excelência da programação cultural que preparou para assinalar a Capital da Cultura do Eixo Atlântico, uma programação eclética, que agradou a vários públicos e que dinamizou toda a região do noroeste peninsular em conjunto com Vila Real.
Por sua vez, o Vice-presidente da Câmara, Eduardo Pinheiro, agradeceu a presença de todos os autarcas nesta inauguração que assinala, por um lado o papel de Matosinhos no Eixo Atlântico, e por outro, a capacidade de, em conjunto, se construírem projetos que ficam para a História como foi o caso desta Capital da Cultura, ambicionada e proposta pelo Presidente da Câmara, Guilherme Pinto, e “concretizada de forma excecional pelo Vereador da Cultura, Fernando Rocha, e toda a equipa da Autarquia”.
Houve ainda tempo para a tradicional foto de família que atesta a união dos municípios que constituem o Eixo Atlântico.
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
