
Casa do Design acolhe exposição sobre os últimos 50 anos da moda nacional
É já no próximo sábado, dia 19 de março, que a Casa do Design, em Matosinhos, inaugura a exposição “Portugal Pop - A Moda em Português. 1970-2020”.
Com curadoria de Bárbara Coutinho, a exposição dá a conhecer os últimos 50 anos da história da moda portuguesa, desde as vésperas da revolução de 25 de abril de 1974 até à atualidade, num “trabalho que representou dois anos e meio de investigação”.
“O objetivo é gerar debates sobre a cultura de moda em Portugal e o seu valor cultural, económico e social numa retrospetiva intergeracional e, por isso, democrática”, explica Bárbara Coutinho.
Da música ao espetáculo, dos ofícios tradicionais à sustentabilidade, a seleção de quase 200 coordenados inclui peças vestidas por Amália Rodrigues, António Variações, Doce, Heróis do Mar, The Gift, Joana Vasconcelos, Conan Osíris ou Cláudia Pascoal.
Em exposição estão propostas de cerca de 40 designers de diferentes gerações, percursos e linguagens, como Alexandra Moura, Alves/Gonçalves, Constança Entrudo, Dino Alves, Helena Cardoso, Filipe Augusto, José Carlos, Luís Buchinho, Maria Gambina, Maria-Thereza Mimoso, Miguel Flor, Nuno Gama, Storytailors, entre outros.
A mostra divide-se em três eixos temáticos: Memória Coletiva e Identidade Nacional; Territórios pessoais: a intersubjetividade na 1ª pessoa do singular; Eco-lógico: antropologia de lugares, matérias e saberes.
No primeiro núcleo, surgem as referências à iconografia e símbolos nacionais, como a estética barroca e a azulejaria azul e branca, a filigrana, a indumentária tradicional do Minho, os bordados tradicionais, como os da ilha da Madeira e de Castelo Branco, ou os Lenços dos Namorados, as referências históricas e religiosas.
No segundo núcleo, encontramos a reinterpretação das tradições rurais e festividades populares coletivas, como os Caretos do Carnaval de Trás-os-Montes e Alto Douro, ou as vindimas do Douro, e o uso de uma nova linguagem, mais contemporânea, multicultural, despreconceituosa, pop e colorida.
O último núcleo é dedicado à moda enquanto fator estratégico para o desenvolvimento sustentado dos territórios, recuperando práticas sustentáveis seculares usadas no nosso país e o seu exemplo de ecologia, racionalidade e economia de recursos.
“Portugal Pop- A Moda em Português. 1970-2020” resulta de uma coprodução entre a Câmara Municipal de Matosinhos / esad–idea, Investigação em Design e Arte e a Câmara Municipal de Lisboa / MUDE – Museu do Design e da Moda, Coleção Francisco Capelo, no âmbito do programa MUDE FORA DE PORTAS.
A exposição pode ser visitada até 18 de setembro, de segunda a sexta-feira, entre as 09h00 e as 12h30, e as 14h00 e as 17h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 15h00 às 18h00.
