Pela segunda vez, o Porto foi considerado o Melhor Destino Europeu pela European Consumers Choice, uma organização internacional com sede em Bruxelas e que representa a maior plataforma de turismo da Europa.
Já em 2012 o Porto tinha sido distinguido com o mesmo galardão. A arquitetura, a cultura, a gastronomia, o património histórico, o rio Douro, a hospitalidade das pessoas, são alguns dos aspetos que os turistas mais valorizaram na votação (14,8% do total).
O Porto ficou à frente de destinos como Zagrebe (Croácia), Viena (Austria), Nicósia (Chipre), Budapeste (Hungria), Madeira (Portugal), Milão (Itália), Madrid (Espanha), Berlim (Alemanha) e Roma (Itália).
A Câmara Municipal de Matosinhos congratula-se pelo reconhecimento do Porto e da região, e felicita o município do Porto e o seu presidente, Dr. Rui Moreira, pela conquista deste prémio tão importante para a internacionalização da marca “Porto” e para o fortalecimento da Frente Atlântica.
O Presidente da Autarquia, Dr. Guilherme Pinto, salienta a existência de “projetos em comum na Frente Atlântica, nomeadamente ao nível do turismo”. “Todos nós beneficiamos com esta distinção. Matosinhos tem o Porto de Leixões, o Terminal de Cruzeiros, o aeroporto Francisco Sá Carneiro, a maior sala de jantar do Grande Porto, praias fantásticas e arquitetura de prestígio internacional. Queremos que mais turistas venham a Matosinhos. Estamos todos a trabalhar agora para que, no próximo ano, a participação dos cidadãos seja ainda maior. Matosinhos dará o seu contributo para que o Porto e a região tenham mais motivos para continuar na liderança”, referiu o autarca.