
O Turismo de Cruzeiros em debate no Porto de Leixões
Consultores, agentes de navegação, operadores turísticos e outros especialistas nacionais e estrangeiros do sector do turismo de cruzeiros estão hoje reunidos no Terminal de Cruzeiros de Leixões.
Trata-se do “Porto & Douro Cruise Forum”, um debate internacional promovido pelo Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões e pela Via Navegável do Douro, sendo cofinanciado pela União Europeia e organizado pela Cruises News Media Group, empresa internacional especializada na indústria de cruzeiros e responsável pela International Cruise Summit.
Ao longo do dia, será analisado o estado da indústria, a posição de Portugal nos itinerários mundiais, o Porto e Portugal como um destino de cruzeiro e, ainda, os cruzeiros fluviais no Douro.
Esta manhã, na sessão de abertura o presidente do Conselho de Administração da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo destacou o crescimento superior a 30% no número de cruzeiros e de 46% no número de passageiros.
Segundo Brogueira Dias, no ano passado, Leixões acolheu 84 cruzeiros e 71.799 passageiros. Para este ano está já confirmada a escala no Terminal de Cruzeiros de Leixões de 107 navios de cruzeiros com cerca de 105 mil passageiros a bordo.
Também o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte de Portugal (CCDRN-N) salientou a aposta no turismo e os resultados do investimento na última década não só no Porto como no resto do país.
Fernando Freire de Sousa adiantou, que ao nível de dormidas, Portugal passou de 37 milhões em 2006 para 53 milhões no passado. No Porto e na região norte, as dormidas aumentarem de 3,8 milhões para 6,9 milhões.
O presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, a propósito do Terminal de Cruzeiros inaugurado em 2015, frisou que o “edifício não é só uma mais-valia arquitectónica”. “O Terminal de Cruzeiros valoriza não só a paisagem e o território, como é a peça que faltava para a dinamização do turismo de cruzeiros”, sublinhou Eduardo Pinheiro, que referiu ainda as potencialidades e a capacidade de crescimento de Leixões no setor do turismo de cruzeiros.
Ao longo do dia, estão previstas intervenções de executivos de companhias de cruzeiro de turismo fluvial e oceânico, bem como por parte da Associação Internacional das companhias de Cruzeiros (CLIA), consultores, especialistas de alguns dos maiores agentes de navegação e operadores turísticos portugueses.
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
