Primeira edição em 2019 quer colocar a região norte no mapa dos grandes eventos internacionais na área do design.
Organizado pela ESAD- Idea em parceria com as câmaras municipais de Matosinhos e do Porto, este evento terá lugar entre setembro e dezembro de 2019 e pretende desenvolver um trabalho continuado de investigação e divulgação do design português e internacional, potencializando a associação de recursos entre disciplinas, designers, empresas, a academia, a indústria e os diversos setores sociais.
Com o tema “Post-Millennium Tension”, o Porto Design Biennale procurará analisar e pensar a atual configuração disciplinar do design.
Ontem, no Espaço ESAD- Ideia, da Rua Brito Capelo, em Matosinhos, foram dadas a conhecer as linhas programáticas deste projeto, que conta com curadoria de José Bártolo. A sessão de apresentação do Porto Design Biennale contou com a participação do Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Eduardo Pinheiro, e do Presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira.
Eduardo Pinheiro abordou a aposta cultural nos últimos anos, principalmente no design, referindo os inúmeros projetos realizados em parceria com a ESAD.
Já Rui Moreira adiantou que este projeto, pensado para os próximos três anos, implica um investimento na ordem dos 2,5 milhões de euros, suportados pelas autarquias envolvidas, mas que será objeto de uma candidatura a fundos comunitários.
A Porto Design Biennal será antecedida por uma Conferência Internacional (com coordenação científica de Ana Teixeira Pinto), em outubro de 2018, onde o tema será analisado e discutido por especialistas de diferentes áreas disciplinares, e pelo início do funcionamento do Laboratório de Curadoria dirigido por Mariana Pestana.
Itália será o país convidado, nesta primeira edição, e terá uma vasta programação com curadoria de Maria Milano.
A par da Programação Nuclear, diversos eventos darão forma a uma Programação Satélite, plural e diversificada nas suas formas e expressões, desdobrada no Satélites Internacional (curadoria de Emanuel Barbosa) e Satélites Nacional (curadoria de Andreia Garcia) para além de um Programa Escolas de Design (curadoria de Francisco Providência).
Presentes na apresentação do Porto Design Biennale estiveram ainda o Vice-presidente da Autarquia e Vereador da Cultura, Fernando Rocha, e o presidente da junta da união de freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira, Pedro Sousa.
Fotos: Esad Idea
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
