
Porto e Matosinhos recebem a 2.ª edição entre 4 de junho e 25 de julho de 2021
A segunda edição da Porto Design Biennale (PDB), promovida e acolhida pelas cidades do Porto e Matosinhos e organizada pela esad–idea, Investigação em Design e Arte, já tem data marcada.
Entre os dias 4 de junho e 25 de julho de 2021, o Design voltara a ser a figura principal nas cidades do Porto e Matosinhos. Com curadoria de Alastair Fuad-Luke, a edição de 2021 da Porto Design Biennale irá pensar e intervir no momento atual, sob o tema Alter-Realidades: Desenhar o Presente.
A PDB pretende estimular o debate em torno da capacidade do design para delinear novas soluções para problemas coletivos, numa altura em que o mundo enfrenta novos desafios e incertezas quanto ao uso, planeamento e sustentabilidade dos centros urbanos, da mobilidade dos cidadãos e da forma como o espaço público pode manter- se como catalisador de experiências.
Além dos formatos habituais, como exposições, conferências, workshops e publicações, a curadoria de Alastair Fuad-Luke irá responder aos desafios de uma programação no contexto atual e disseminada pelo território de ambas as cidades. Em destaque, como país convidado, estará a França, que terá uma programação dedicada, em articulação com o tema geral desta edição.
Aberta está também a Open Call para projetos da PBD. A primeira Call, que decorre entre 10 de novembro de 2020 e 17 de janeiro de 2021, convida designers e agentes culturais a apresentarem projetos capazes de enriquecer a reflexão em torno do tema geral da PDB’21 — Alter-Realidades: Desenhar o Presente, através de formatos como exposições/instalações, intervenções/eventos, colaborações/coproduções, workshops/formação, debates/colóquios e publicação/edição.
Esta edição, desenvolvida em tempos de pandemia, levanta a seguinte questão: Como podemos criar e prototipar em conjunto, revelando e amplificando criticamente Alter-Realidades que nos orientem para um futuro onde a confiança mútua e a regeneração sejam possíveis e nos permitam criar novas relações sociais?
Os projetos a premiar, num máximo de 10, integrarão de forma autónoma a programação da PDB’21. Devem propor como palco locais no âmbito territorial das duas cidades promotoras da PDB, Porto e Matosinhos, devendo materializar-se no contexto temporal da PDB’21, entre 4 de junho e 25 de julho de 2021. Os esclarecimentos podem ser feitos até 31 de dezembro deste ano, fechando as candidaturas às 23h59 do dia 17 de janeiro de 2021. Mais informações em: https://portodesignbiennale.pt/pt/news/atividades-satelite.
Recorde-se que a Porto Design Biennale pretende afirmar, com grande relevância, a região norte de Portugal no mapa dos grandes eventos internacionais na área do design. Em 2019, a 1.ª edição da PDB mobilizou cerca de 50.000 pessoas ao longo de 81 dias, num vasto programa que integrou cerca de 300 projetos e 60 eventos como exposições, workshops, performances,
