Engº Belmiro de Azevedo e Presidente da Câmara fizeram uma visita às instalações que se localizam na Senhora da Hora.
“Um belo edifício. Uma magnifica obra de arquitectura. A Porto Business School (PBS) está de parabéns.” Foi com satisfação que, numa visita de trabalho, a pretexto da finalização das obras, o Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, verificou que este novo equipamento de ensino superior está prestes a ser inaugurado e que a forma como todo o espaço envolvente foi requalificado, torna esta zona da Senhora da Hora ainda mais interessante do ponto de vista do desenvolvimento económico.
O Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, e o Engº Belmiro de Azevedo, Presidente do Conselho Geral da Porto Business School, visitaram ontem, dia 14 de novembro, os vários recantos do edifício verificando pormenores de arquitectura, a beleza do espaço exterior e a forma como foi feito o enquadramento arquitectónico, nomeadamente, com a “vizinha” Igreja Paroquial da Senhora da Hora. Participaram ainda nesta visita o Vice-Presidente da Autarquia, Dr. Eduardo Pinheiro, o Presidente da Direção da Porto Business School, Dr. Nuno de Sousa Pereira, o Presidente da União de Freguesias de s. Mamede de Infesta e Senhora da Hora, António Moutinho Mendes, o Pároco da Senhora da Hora, Amaro Gonçalves, entre outros membros da direcção da instituição, técnicos e responsáveis pela obra.
O edifício, resultado de um projeto da equipa liderada pelo arquiteto José Manuel Soares, tem sete pisos (dois subterrâneos), com espaços de aulas, gabinetes para investigação de alunos e professores, bibliotecas, restaurante, auditórios para pequenos e grandes eventos, jardins e estacionamento subterrâneo para 400 viaturas.
A inauguração oficial das novas instalações da Porto Business Shool deverá decorrer em meados de dezembro. Anteriormente conhecida como Escola de Gestão da Universidade do Porto, a PBS é, segundo o ranking do Financial Times European Business Schools de 2012, a 55ª melhor escola de negócios da Europa.
Consciente da importância desta instituição, o Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, iniciou, em 2010, contactos com a PBS no sentido de o Concelho de Matosinhos vir a acolher um futuro pólo deste conceituado estabelecimento de ensino, participando num projeto em que foram igualmente auscultados mais dois municípios da Área Metropolitana do Porto, designadamente, Maia e Porto.
A proposta da Autarquia de Matosinhos incluiu a cedência do terreno, com 8.970 m2, confinante com a Igreja Paroquial da Senhora da Hora e o Parque do Carriçal, com frente para a Avenida Fabril do Norte e para a Rua João Mendonça.
O investimento, a rondar os 20 milhões de euros, contou com o financiamento na ordem dos 80% pelos fundos do ON2- Programa Operacional Regional do Norte. Os restantes 20% foram assegurados pelas empresas associadas ao projeto.
A Porto Business School é a Escola de Negócios da Universidade do Porto, a maior Universidade Portuguesa. Tem por missão o ensino pós-graduado e a formação avançada em gestão, de carácter executivo, atividades que complementa com uma intervenção permanente nos domínios da investigação aplicada e da prestação de serviços às empresas.
A Porto Business School agrega as competências, e a experiência, da antiga EGP-UP e do ISFEP, um projecto de formação de executivos que se desenvolveu com sucesso no interior da Faculdade de Economia.
A Porto Business School tem por recurso fundamental um corpo docente com larga experiência de ensino e investigação, proveniente da Universidade do Porto (Faculdades de Economia, Engenharia, Direito e Psicologia e Ciências da Educação), ao qual se juntam duas outras categorias de docentes: gestores com formação académica e sólida carreira empresarial, e professores de Universidades estrangeiras, nomeadamente norte-americanas (Central Florida, Massachusetts, Miami e New Orleans) e europeias (London Business School e Instituto de Empresa, entre outras). Esta ligação a escolas congéneres estrangeiras, que em alguns casos perdura desde 1988, assegura um elevado grau de internacionalização das suas actividades.
A Porto Business School conta ainda com o apoio de um conjunto de empresas e outras organizações de referência com uma participação decisiva na constituição dos órgãos de gestão da Escola (Conselho Geral e Direcção) e que asseguram uma efectiva ligação da Escola ao universo empresarial português. A participação das empresas no modelo de governo da Porto Business School tem uma extensão muito superior à observada em qualquer outra Escola de Negócios portuguesa.
Actualmente, a Porto Business School tem como produtos de referência um MBA internacional, full-time, leccionado em inglês, o The Magellan MBA e um MBA Executivo. Para além destes programas, oferece ainda um conjunto de pós-graduações de duração anual, programas de executivos, de curta e média duração, seminários de alta direcção, programas de in-company training e serviços às empresas (selecção e recrutamento de colaboradores qualificados, e actividades de investigação aplicada e de aconselhamento).
![]()
