Primeiro-ministro e Presidente da Câmara inauguram novas instalações.
25 anos depois da sua fundação, a Porto Business School tem agora novas instalações, mais concretamente na Senhora da Hora.
O investimento, na ordem dos 15 milhões de euros, foi co-financiado em 80% (11 milhões de euros) pelos fundos comunitários do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN 2007-2013), ao abrigo do programa ON.2- O Novo Norte.
Da conceção do projeto até à sua execução, passaram-se apenas 30 meses, sendo que os últimos 14 destinaram-se à construção do edifício.
O projeto, da autoria do arquiteto José Manuel Soares, apresenta um edifício constituído por três blocos: um edifício administrativo, um de aulas/ seminários e anfiteatros, e outro onde estão situados o auditório, a cafetaria e o restaurante, numa área bruta de construção acima do solo de 8.970 m2.
O novo campus inclui ainda um espaço desenhado pelo arquiteto paisagista Manuel Ferreira, constituído por um jardim com vegetação exclusivamente composta por espécies portuguesas e autóctones adaptadas, e um lago.
O edifício está em fase final de certificação pelo sistema LEED- Leadership in Energy and Environmental Design e respeita as mais elevadas normas de sustentabilidade e eficiência energética.
As novas instalações estão preparadas para acolher cerca de mil alunos, permitindo, assim, duplicar o número em relação às antigas instalações, no porto.
Considerada pela Finantial Times uma das melhores Escolas de Negócios da Europa (66º lugar do ranking), o próximo objetivo, segundo o Diretor da Porto Business School, Nuno de Sousa Pereira, é “posicionar-se entre as 30 maiores Escolas de Negócios Europeias”.
Atualmente, a Porto Business School disponibiliza cerca de 70 opções formativas em regime aberto, entre as quais MBAs, Pós-Graduações, Programas de Curta e Média Duração e Seminários de Alta Direção.
Ao longo dos anos, a Porto Business School recebeu cerca de 8 mil estudantes. Sofreu alterações na sua designação. Inicialmente surgiu como Instituto Superior de Estudos Económicos, passando para Escola de Gestão do Porto, EGP- UPBS- University of Porto Business School e, mais recentemente, para Porto Business School.
Atualmente, a sua estrutura reúne 35 das maiores empresas portuguesas e a Universidade do Porto, centrando-se no desenvolvimento de programas de formação ajustados às necessidades do mercado de trabalho e retorno do investimento de formação.
A cerimónia de inauguração, no dia 16 de Dezembro, contou com a presença do Primeiro-ministro, Dr. Pedro Passos Coelho, e do Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Guilherme Pinto.
Depois da bênção por D. Pio Alves, Administrador Apostólico da Diocese do Porto, seguiu-se o descerramento da placa de inauguração pelo Chefe do Governo e pelo Presidente do Conselho de Administração da Porto Business School, Eng. Belmiro de Azevedo.
“Uma escola do Porto para Portugal, com uma ambição muito para além do território português e uma forte componente internacional”. Foi desta forma que o Eng. Belmiro de Azevedo se referiu à Porto Business School, cujas novas instalações foram, conforme recordou, construídas em tempo recorde e sem derrapagens financeiras. “On time, on budget, on quality”, sintetizou.
Para o Reitor da Universidade do Porto, Prof. José Marques dos Santos, as novas instalações agora inauguradas permitirão à Porto Business School “assumir um lugar de primazia a nível mundial e o primeiro a nível nacional”.
O Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos considera que a nova localização da Porto Business School “é um forte sinal de uma visão estratégica por parte dos seus responsáveis” e a “perceção de que, para lá das divisões administrativas, existe uma cidade metropolitana, onde cada espaço deve ser qualificado e suscetível de contribuir para a harmonia do todo”.
“A região agradece o seu discernimento e a sua determinação”, afirmou o Dr. Guilherme Pinto.
Para o edil, a Porto Business School “marca definitivamente uma alteração profunda no território onde nos encontramos, da sua vivência e da sua potencialidade, factos que nos cumpre aproveitar e ampliar”.
A Porto Business School é “um ativo importante para o Concelho e para a região”. “Por isso, o esforço feito pela Autarquia para criar as condições necessárias para que este processo visse a luz do dia”, acrescentou.
O autarca desafiou ainda a Porto Business School a “desenvolver a marca da cidade, a trabalhar connosco a promoção da marca Porto, da marca Matosinhos e da marca Frente Atlântica, para que possamos atrair cada vez mais projetos estruturantes que assegurem um contexto de inovação, um espaço dinâmico que referencie o nosso território”.
Também o Primeiro-ministro salientou “a aposta importante que em Portugal se vem fazendo no ensino de excelência, no ensino avançado nestas escolas de gestão”. “A economia portuguesa precisa de ser uma economia mais aberta ao exterior, mais exportadora, mais competitiva. Ora aqui está um bom exemplo a praticar pelas escolas de gestão do país que se conseguem internacionalizar, atrair estudantes não portugueses, professores não portugueses, e, dessa maneira, colocar o ensino em Portugal no mapa internacional como ele bem merece”, disse o Dr. Pedro Passos Coelho.
Presentes na cerimónia estiveram ainda o Ministro da Educação e da Ciência, Dr. Nuno Crato, o Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Dr. Manuel Castro de Almeida, a Presidente da Assembleia Municipal de Matosinhos, Dr.ª Palmira Macedo, o Vice-presidente da Autarquia, Dr. Eduardo Pinheiro, o Vereador da Cultura, Fernando Rocha, o Vereador da Educação, Prof. António Correia Pinto, a Vereadora do Ambiente, Dr.ª Joana Felício, a Administradora da Matosinhos Sport, Eng. Helena Vaz, o presidente da união de freguesias de S. Mamede de Infesta e da Senhora da Hora, António Moutinho Mendes, entre muitos outros convidados.![]()
