Anúncio foi feito pela Ministra do Mar em Angeiras no dia em que recebeu a Medalha de Mérito Dourada e o Título de Cidadã Honorária.
“Nós não nos esquecemos das nossas promessas. A intervenção no portinho de Angeiras é para avançar", garantiu esta manhã Ana Paula Vitorino aos pescadores de Angeiras.
Segundo a Ministra do Mar, a intervenção, no valor de 3,8 milhões de euros, irá decorrer em duas fases. A primeira, já este ano, envolve a construção de uma rampa de acesso para embarcações. A segunda, a construção de um molhe de abrigo, está prevista para 2017.
A governante anunciou ainda o fim das restrições da utilização de armadilhas em gaiolas e da pesca da navalheira dentro de um quarto de milha.
![]()
Ana Paula Vitorino falava no Mercado de Angeiras, depois de receber a Medalha de Mérito Dourada e o Título de Cidadã Honorária atribuídos pelo município de Matosinhos por ocasião do 42º aniversário do 25 de Abril.
Ana Paula Mendes Vitorino nasceu em Maputo, Moçambique, em 25 de abril de 1962.
![]()
É licenciada em Engenharia Civil, ramo de Urbanização e Transportes, pelo Instituto Superior Técnico (IST) desde 1986. Tirou um curso de Especialização em Organização e Gestão de Empresas de Transportes, em 1987 e mestrado em Transportes, pelo IST, em 1992.
É Professora Assistente do Instituto Superior Técnico, da Secção de Urbanismo, Transportes, Vias e Sistemas do Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos, desde 1989/90 e investigadora no CESUR - Centro de Sistemas Urbanos e Regionais onde participou em vários trabalhos de investigação e inovação nas áreas do planeamento estratégico e operacional e de gestão aplicáveis aos transportes.
Autora de vários artigos publicados em revistas técnicas ou científicas na área dos transportes, infraestruturas, logística e economia do mar, foi diretora e editora-chefe da Revista Cluster do Mar.
Foi partner e responsável técnica da TransNetWork, empresa de consultoria, formação, planeamento, estudos e projetos nas áreas de transportes, portos, logística, infraestruturas, gestão, economia, engenharia, arquitetura, construção e planeamento, com trabalhos desenvolvidos em Portugal, África e América Latina.
Foi Administradora não executiva da Hidroelétrica de Cahora Bassa, SA - no triénio 2010-2012 e Presidente e Vogal do Conselho Diretivo do Instituto de Gestão Financeira e Patrimonial da Justiça entre 2000 e 2002.
Foi Presidente do Grupo, da Comissão de Acompanhamento e da Comissão do Concurso Público Internacional para o projeto, a construção, o fornecimento de equipamentos, o financiamento, a operação e a manutenção do Metro do Sul do Tejo entre 1999-2002.
Foi consultora independente, tendo assessorado e desenvolvido estudos e projetos para os setores público e privado nas seguintes áreas dos transportes, das infraestruturas rodoviárias, ferroviárias, portuárias e aeroportuárias, logística, gestão de interfaces de transportes, mobilidade urbana. Foi Secretária de Estado dos Transportes no XVII Governo Constitucional entre 2005 e 2009 e Chefe do Gabinete do Secretário de Estado dos Transportes do XIII Governo Constitucional entre 1995 e 1999.
Foi eleita Deputada à Assembleia da República em 2009. É membro da Comissão Política Nacional do PS desde 2012. Desde novembro de 2015 que desempenha funções no atual Governo, como Ministra do Mar.
Foi pelo seu percurso profissional nas áreas dos transportes, do mar e do ordenamento do território, que a Ana Paula Vitorino foi reconhecida.
A distinção foi entregue pelo Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Guilherme Pinto, e pela Presidente da Assembleia Municipal de Matosinhos, Palmira Macedo.
![]()
Ainda de manhã, o Presidente da Câmara de Matosinhos assinou um protocolo de cooperação com a APDL- Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, representada pelo administrador Brogueira Dias.
![]()
O documento assinado prevê o reordenamento da Rua Heróis de França e a criação de rotundas de remate (na estrema a Norte da Rua Serpa Pinto e no extremo Poente da Rua do Godinho). O valor da empreitada das rotundas ronda os 350 mil euros e será suportado pela APDL. A execução da obra ficará a cargo da Autarquia.
O arranjo urbanístico na Rua Heróis de França visa regular a atividade de restauração no espaço público, conferindo mais qualidade ao serviço prestado pelos restaurantes daquela rua, ao mesmo tempo que pretende criar condições de maior comodidade, mobilidade e segurança aos transeuntes e automobilistas que ali circulam.
![]()
A visita da Ministra do Mar contou com a participação do secretário de Estado das Pescas, José Polinário, das deputadas da Assembleia da República Luísa Salgueiro e Joana Lima, do Vice-presidente da Autarquia, Eduardo Pinheiro, dos vereadores Fernando Rocha, António Correia Pinto, José Pedro Rodrigues, Lurdes Queirós e António Parada, da administradora da Matosinhos Habit, Olga Maia, da administradora da Matosinhos Sport, Helena Vaz, do Presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, do Vereador da Autarquia do Porto Manuel Pizarro, do ex-presidente da APDL, Ricardo Fonseca, do presidente da união de freguesia de Lavra, Perafita e Santa Cruz do Bispo, Rodolfo Mesquita, entre outros convidados ligados à economia do mar.
![]()
