No âmbito desta exposição poderá ainda assistir às conferências “A Porta Interdita” e “Portas com História” nos dias 18 de junho e 2 de julho respetivamente.
A memória que os alunos da Universidade Sénior Florbela Espanca têm sobre as portas da cidade onde vivem ou simplesmente frequentam, pode ser vista até ao dia 4 de julho na Galeria da Biblioteca Municipal Florbela Espanca. Portas de todos os feitios e cores e para todos os gostos.
A inauguração da exposição “Portas de Matosinhos com Memória” decorreu no final da tarde de 12 de junho e contou com a presença do Presidente da Câmara, Guilherme Pinto, do Vereador da Cultura, Fernando Rocha, da Diretora da Universidade Sénior Florbela Espanca (USFE), Zélia Teixeira, e dos muitos interessados que encheram a Galeria da Biblioteca Municipal.
![]()
Sobre a exposição é possível adiantar: Numa linha de compreensão integrada da nossa terra, e que envolve pesquisa, recolha fotográfica, pintura, expressão artística e história, a USFE apresenta “PORTAS DE MATOSINHOS COM MEMÓRIA” como um património a revisitar.
Pretende-se ensinar a ver duma forma analítica e simultaneamente abrangente.
Pretende-se descobrir as histórias que elas testemunham.
Pretende-se focalizar pormenores de beleza e originalidade para muitos desconhecidos.
Pretende-se criar condições para que se desenvolva o respeito pelo Património de todos nós.
Pretende-se finalmente dar perspetivas e dar sentido aos 500 anos do Foral de Matosinhos, sendo dignificados em cada presente quando demonstrarmos que à nossa volta há “portas com memória”: símbolos de passagem, sinais de vitalidade, mas que podem ser também de morte e abandono quando não soubermos preservar o que nos pertence.
Cuidemos da beleza e da dignidade que estas portas mostram.
Zélia Teixeira, Diretora da USFE, salientou que a exposição está inserida num contexto de trabalho da universidade que consiste em ensinar os alunos a ver, a interpretar e a entender de uma forma diferente. Uma exposição muito interessante, referiu, até porque inclui pesquisa em termos fotográficos e históricos, pintura e expressão artística.
Já Guilherme Pinto evidenciou que esta é uma exposição feita pelos alunos da universidade que mostra de uma forma fantástica a sua motivação, o seu entrosamento e a sua capacidade de entrega para darem aqui um testemunho sobre a sua perceção sobre Matosinhos e sobre uma particularidade de Matosinhos que são os lugares por onde entramos e saímos, a que muitas vezes não damos particular atenção e que têm muitas vezes uma beleza escondida que é agora aqui explorada.
No âmbito da exposição será ainda possível assistir a duas conferências que decorrerão no auditório da Biblioteca Municipal, pelas 18h00, nos seguintes dias:
- 18 de junho – “A Porta Interdita” pelo Prof. Cunha e Silva;
- 2 de julho – “Portas com História” pelo Dr. Júlio Pinto da Costa.
![]()
Exposição “PORTAS DE MATOSINHOS COM MEMÓRIA”
12 junho a 04 julho de 2015
Galeria da Biblioteca Municipal Florbela Espanca - Matosinhos
2ªf a 6ªf: 9h30 – 19h00/ Sáb: 10h00 – 13h00
