Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos juntou-se à campanha de sensibilização para uma “Feira da Senhora da Hora mais limpa”.
As queixas acumulavam-se todas as semanas. No final da feira da Senhora da Hora, os moradores daquela zona deparavam-se com um cenário “caótico”, segundo as palavras do Presidente da Junta de Freguesia, Valentim Campos, com o lixo espalhado num local que também serve de parque de estacionamento de apoio ao Metro do Porto.
Com esta campanha, a Junta de Freguesia da Senhora da Hora pretendeu sensibilizar os feirantes de que é obrigatório deixar o local o mais limpo possível. “Os moradores aqui da zona queixam-se, sobretudo, dos inúmeros sacos de plástico que ficam a voar pelas ruas e entopem as caleiras e caixas de saneamento”, adiantou Valentim Campos.
A iniciativa da Junta de Freguesia da Senhora da Hora contou, desde logo, com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos.
No passado dia 5 de Fevereiro, o Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Guilherme Pinto, e o Presidente da Junta de Freguesia da Senhora da Hora visitaram a feira semanal e distribuíram pelos feirantes sacos do lixo com 120 litros, fornecidos pela empresa responsável pela limpeza. Além disso, foi reforçado o número de contentores na feira.
“A reacção dos feirantes foi complexa. Uns gostam, outros não. Mas a população tem que ter o seu espaço limpo depois da feira. Isto tem sido um grande problema. Por isso, nos associamos à Junta de Freguesia”, disse o Dr. Guilherme Pinto.
Caso os feirantes não cumpram o regulamento da Feira da Senhora da Hora, a Junta de Freguesia poderá aplicar multas e, em última instância, proceder à sua expulsão.