Exposição de esculturas de Rui Matos e Vítor Ribeiro está patente na Galeria Municipal até ao dia 25 de janeiro.
“A escultura como um corpo”. A obra de Rui Matos inspira-se na plasticidade do corpo, dissecado até ao nível de uma abstração formal. Vítor Ribeiro expõe a sua obra escultória, que tem como base de trabalho o ferro pintado, nesta mostra que vai estar patente na Galeria Municipal até ao dia 25 de janeiro.
A inauguração da exposição “Por Dentro Por Fora” decorreu no sábado, dia 30 de novembro, pelas 17 horas, e contou com a presença da Presidente da Assembleia Municipal, Dra. Palmira Macedo, do Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, do Vice-Presidente, Dr. Eduardo Pinheiro, do Vereador da Cultura, Fernando Rocha, e do Presidente da União de Freguesias de Lavra, Perafita e Santa Cruz do Bispo, Rodolfo Mesquita.
A Galeria Municipal da Câmara de Matosinhos fecha, desta forma, com chave de ouro o ciclo de exposições deste ano. “Por Dentro Por Fora” é o título desta mostra de escultura composta por cerca de doze peças/árvores em mármore de Vítor Ribeiro e cerca de doze peças em ferro pintado de Rui Matos.
Rui Matos nasceu em Lisboa em 1959. Licenciado em Escultura pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, entre 1980 e 1987. Foi Bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian em 1993. Participou em diversos Simpósios e intervenções de arte pública, das quais se destacam, entre outros, em 2009 a Realização do Monumento à Revolta dos Marinheiros de 1936, Almada. Ainda no mesmo ano Participa no 1º Simpósio de Escultura de Gaia. 2008 Participa no Simpósio de Escultura do Seixal “O Corpo da palavra” exposição colectiva na Faculdade de Ciência e Tecnologia – Universidade Nova de Lisboa -Campos da Caparica.
Vítor Ribeiro nasceu no Porto em 1957. Formou-se em 1985 no AR.CO, em Lisboa. Atualmente vive e trabalha em Mafra. Participou em diversas exposições coletivas desde 1981,de que detacam:1987 – Museu da Casa Brasileira – S. Paulo (a convite da Presidência do Dr. Mário Soares). 2000 - Une perspective portugaise de l’art contemporaine, Maison de L’Unesco - Paris. 2009 – Puro Arte/Vigo 2112 - Museu Alberto Sampaio – Guimarães (inserido no Guimarães Capital da Cultura), feiras de arte Contemporânea- 1988- 1º Fórum de Arte contemporânea (galeria111) Lisboa, FAC Lisboa 95, FAC Exponor/porto, Fac 2003 2004 e 2006.
Está representado no Museu Machado de Castro, Coimbra, Museu de Santa Maria da Vitória, Batalha; Comissão Coordenadora da Região do Norte, Porto; Câmara Municipal de Almada; Câmara Municipal de Albufeira; Câmara Municipal de Cascais; Câmara Municipal de Aveiro; Presidência da República do Uruguai; Iwate Park, Japão; Fundação Mário Soares, Leiria, Centro Cultural Morgadinhos, Vilamoura; Câmara Municipal de Alfândega da Fé; Escola D. Dinis, Lisboa; Amsterdiem Museum of Modern Art, (Museu do Pintor Peter Diem); Amsterdam; Universidade Nova – Monte da Caparica; Castelo de Portalegre; Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar, Penafiel, Seixal, Braga, V. N. Gaia, CAMB – Centro de Arte Manuel de Brito, Oeiras, PLMJ – Lisboa.
Exposição Por Dentro Por Fora
Patente até ao dia 25 de janeiro de 2014
Horário da Galeria Municipal:
2ª a 6ª feira das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30
Sábados e feriados das 15h00 às 18h00
Encerra aos domingos.
![]()
