
Numa manhã onde o sol brilhou sem timidez, um “Põe-te a Mexer … nas Marginais” especial e com ar festivo, marcou a inauguração da Marginal de Boa Nova, que contou com a presença do Presidente da Galp, Engº Ferreira de Oliveira, e do Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto.
O repto foi lançado pela autarquia e os matosinhenses responderam em força. Se o Põe-te a Mexer é já uma das mais bem sucedidas iniciativas da Câmara de Matosinhos, ao qual aderem semanalmente um cada vez maior número de pessoas, o do passado domingo foi particularmente festivo com os milhares de participantes a assistirem ao momento da inauguração da nova marginal.
O Presidente da Galp, Engº Ferreira de Oliveira, fez questão de estar presente ao lado do Presidente da Câmara, até porque a Petrogal suportou por inteiro esta obra que a autarquia implementou.
Refira-se que a Marginal da Boa Nova desenvolve-se a Norte do Farol da Boa Nova, até à Praia do Cabo do Mundo. São mais de 2 km de marginal paralela ao mar, contemplando as freguesias de Leça da Palmeira e Perafita.
Esta faixa costeira apresenta particular interesse, por conter cerca de 40 hectares – 400.000 m2 – de área dunar valorizados e recuperados. Este território apresenta condições ímpares de paisagem e valores ambientais, conservando um cordão dunar com elevado interesse ecológico, principalmente pela biodiversidade ainda observável.
Neste espaço vai ainda surgir o Surf Camp, no qual se vão desenvolver actividades ao longo de todo o ano, complementando a oferta de equipamentos desta faixa costeira.
Todo este eixo atlântico, compreendido entre a Marina de Leça e a Praia da Memória, ficará ligado por um passadiço e passeio.
Por esta razão, e porque era fundamental desenvolver um conceito de praia urbana, mas integradora dos valores ambientais, foi desenvolvido um programa de valorização ambiental desta praia, que passou pelos seguintes elementos: demolições de construções incaracterísticas; novos apoios de praia – 2 apoios completos e 2 equipamentos; passadiço com áreas de estadia.
A requalificação e consequente valorização da frente de mar tem vindo a ser assumida como um elemento central da estratégia de reconversão da área urbana de Matosinhos, que se apresenta como um dos eixos de maior potencial de desenvolvimento de toda a AMP. Depois de Matosinhos Sul, a autarquia entendeu que seria premente estender a nossa acção pela Marginal de Leça da Palmeira.
Esta obra tem o cunho de um dos mais conceituados arquitectos do Mundo – Siza Vieira – que idealizou uma área de lazer a todos os níveis notável, ordenando o espaço em função da sua relação estreita com o MAR e com a tradição balnear.
Um novo traçado da avenida, a assunção de uma filosofia de tráfego automóvel urbano mais lento e disciplinado, a beneficiação do espaço de lazer junto ao mar e a melhoria dos acessos às praias, Casa de Chã da Boa Nova e a outros equipamentos existentes, são alguns dos pontos a realçar.
Visivelmente satisfeito pela inauguração desta obra, o Presidente da Câmara. Dr. Guilherme Pinto, reforçou que é intenção da autarquia continuar a obra para lá da Boa Nova até ao final do mandato, criando outros tantos quilómetros de marginal até Angeiras.
A Vereadora do Ambiente, Dra. Joana Felício, marcou também presença neste momento particularmente importante na requalificação da orla costeira. Também estiveram nesta inauguração o Vice-Presidente, Dr. Nuno Oliveira, a Vereadora da Promoção Social e Saúde, Luísa Salgueiro e o Vereador Fernando Rocha. Os Administradores da Matosinhos Sport, Engª Helena Vaz e Prof. António Rijo, estavam visivelmente satisfeitos com o sucesso de mais uma edição do Põe-te a Mexer.