A marginal de Matosinhos serviu de pano de fundo para mais uma edição do Põe-te a Mexer nas marginais. A iniciativa teve início às 9h00 de domingo, dia 25 de maio, e desta vez o mote foi a sensibilização e a prevenção em torno da osteoporose.
A Vereadora da Ação Social, Juventude e Proteção Civil, Dra. Lurdes Queirós, associou-se a esta ação desenvolvida através de um esforço conjunto entre a Câmara Municipal de Matosinhos, a Matosinhos Sport e a Associação Portuguesa de Osteoporose, que pretendeu alertar e informar sobre os que são considerados os fatores protetores mais importantes contra a doença: o exercício físico regular, a alimentação saudável e a importância da atividade ao ar livre para uma boa fixação da vitamina D.
A Associação Portuguesa de Osteoporose (APO), é uma organização nacional, no âmbito da saúde e sem fins lucrativos, que tem como principal objetivo, promover a prevenção, o diagnóstico e o tratamento da doença.
A osteoporose é hoje um importante desafio de saúde pública, na medida em que as sociedades modernas, muitas vezes caraterizadas pelo sedentarismo e pela ausência de hábitos de vida saudáveis, favorecem o aparecimento e prevalência de algumas patologias, das quais esta é exemplo. Estima-se que em Portugal, cerca de 800 mil portugueses sofram desta doença.
As últimas iniciativas deste género organizadas no concelho demonstram que cerca de 30 por cento das pessoas rastreadas já apresentava alguns sinais da doença, estando cerca de 40 por cento da amostra com diagnóstico de osteopnia, ou seja, com uma massa óssea 10 a 25 por cento menor do que a considerada normal.
Assim, das 9h00 às 12h00 foi dada a possibilidade aos muitos interessados de efetuar um rastreio de massa óssea e obter todas as informações sobre como prevenir ou evitar a doença. Pelas 10h00, foi dado o tiro de partida para a habitual corrida/caminhada, sempre devidamente acompanhada por técnicos de desporto e saúde, pelas 11h00, a também habitual aula de fitness, desenvolvida por uma equipa de técnicos com capacidades altamente motivadoras, culminando a iniciativa pelas 11h30 com um lanche saudável, no sentido de repor a energia de todos aqueles que resolveram aderir aos desafios lançados.