Presidente da Câmara destacou a importância do Diagnóstico Social concelhio, uma prioridade da autarquia na área social
A CNASTI (Confederação Nacional de Ação Sobre Trabalho Infantil) é uma instituição de utilidade pública que tem como objetivo combater e denunciar todas a formas de exploração de crianças. Procurando encontrar respostas que possam servir de alerta e ação para a sociedade, a CNASTI organizou, em parceria com a Câmara Municipal de Matosinhos, um seminário sobre "Pobreza Infantil/Trabalho Infantil", que se realizou hoje, dia 12 de junho, no Auditório da Escola Secundária João Gonçalves Zarco de Matosinhos, e que contou com a presença do Presidente da Câmara, Guilherme Pinto, que presidiu à sessão de abertura.
Em Portugal, cerca de um quarto da população até aos 17 anos está em risco de pobreza, com o aumento deste fenómeno nas famílias com dois ou mais filhos e nas famílias monoparentais.
Há uma grande relação entre pobreza infantil e a situação económica das famílias. Por um lado, as condições financeiras das famílias afeta o bem estar das crianças, por outro lado, ter crianças pode ser um fator de vulnerabilidade para as famílias.
O Presidente da Câmara, Guilherme Pinto, explicou na sua intervenção que, "a nível local, Matosinhos está a trabalhar no sentido de realizar o Diagnóstico Social concelhio, de atualizar os dados existentes da realidade local que permitirão uma resposta mais orientada para os problemas e necessidades identificados neste processo. "
Para tal, serão dinamizados workshops relativos a vários temas, designadamente educação, proteção social e poder de compra e rendimento. Estes workshops provêm a participação dos diversos parceiros que intervêm nos diferentes domínios e grupos específicos da população, entre eles um grupo constituído por crianças e jovens matosinhenses.