Arranque operacional previsto para o primeiro semestre de 2014.
A Plataforma Logística de Leixões esteve em destaque, dia 30 de maio, no programa do Fórum Mar, no auditório Infante D. Henrique, em Leça da Palmeira.
Esta obra, depois de concluída, ocupará cerca de 70 hectares, distribuídos por dois pólos: Pólo 1 adjacente aos silos agroalimentares e à área portuária; Pólo 2 no final da VILPL (Via Interna de Ligação ao Porto de Leixões), com um terminal intermodal para escoamento das mercadorias por comboio.
Neste momento, está já concluído o acesso rodoviário ao Pólo 1. Em curso está a execução das infraestruturas urbanísticas. A Zaldesa, Plataforma Logística de Salamanca, ocupará parte do espaço disponível.
O Pólo 2 foi entregue à empresa Luís Simões, que vai investir 15 milhões de euros na conclusão da obra, até meados de 2014.
A Plataforma Logística de Leixões representa um investimento global de 150 milhões de euros, suportado por capital próprio da APDL e por um empréstimo contratado com o Banco Europeu de Investimento. Deverá iniciar as suas operações durante o primeiro semestre de 2014.
O Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos enalteceu a capacidade do Porto de Leixões de “alavancar a economia, a nossa confiança, a região”. Para o Dr. Guilherme Pinto, “a região tem que olhar para o Porto de Leixões e perceber que é decisivo para a nossa comunidade”. “Quando o Porto de Leixões está bem, Matosinhos também está bem”, afirmou o edil.
O Porto de Leixões movimentou, em 2012, 16,6 milhões de toneladas de mercadorias, o que representa cerca de 25% do Comércio Externo Português por via marítima. Anualmente, recebe cerca de 3 mil navios, mais de 630 mil TEUS (cerca de 420 mil contentores) e todo o tipo de mercadorias como cereais, papel e cartão, sucata, ferro e aço, granitos, têxteis, açúcares, bebidas, cimentos, cortiça, componentes para aerogeradores e produtos petrolíferos.