
Matosinhos dispõe de uma “Plataforma de Oportunidades em Rede” (POR), um projecto que começou a ser elaborado em Março de 2009 e que foi agora formalizado.
A POR é uma rede local de aprendizagem ao longo da vida que, privilegiando a qualificação de adultos, pretende responder à insuficiente integração territorial de ofertas de educação e formação.
Para o efeito, o Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Guilherme Pinto, assinou hoje, dia 19 de Julho, um protocolo com sete Centros “Novas Oportunidades”, sedeados no Concelho, que se comprometem a desenvolver acções de promoção de oportunidades de aprendizagem para toda a população adulta, localmente integradas com vista ao aumento da sua qualificação escolar e profissional.
Presentes na assinatura dos protocolos estiveram também o Vice-presidente, Dr. Nuno Oliveira, e o Vereador da Educação, Prof. António Correia Pinto.
As entidades envolvidas são a Associação para o Desenvolvimento de Matosinhos, Associação Empresarial de Portugal, Centro de Formação das Pescas e do Mar (For-mar), FormAjuda, Agrupamento de Escolas de Leça do Balio, Escola Secundária c/3º Ciclo Augusto Gomes e Escola Secundária c/ 3º Ciclo João Gonçalves Zarco.
A estas entidades caberá analisar a realidade do Município nas áreas da educação e formação de adultos, em articulação com o Observatório da Rede Social do Concelho de Matosinhos, divulgar as ofertas de educação/formação e mobilizar a população adulta para a participação nas mesmas, criar uma plataforma digital de divulgação e de gestão das ofertas de educação/formação dos adultos, realizar acções de actualização das competências técnicas dos recursos humanos dos Centros Novas Oportunidades, entre outros compromissos.
A Plataforma On-Line permitirá compilar e manter actualizadas as ofertas de educação formação concelhias, a comunicação entre os diferentes agentes promotores, o encaminhamento de candidatos para as diferentes ofertas locais, e o ajuste da oferta à procura. Segundo o Vice-presidente da Autarquia, Dr. Nuno Oliveira, durante o próximo ano lectivo, já estará disponível a plataforma electrónica.
Apesar da evolução positiva que tem vindo a ser registada ao nível da educação no Concelho, a Carta Educativa de Matosinhos, datada de 2006, revela que 21,4% da população não detém qualquer nível de ensino, 28,4% terminou o 1º ciclo de estudos, 12, 5% concluiu o 2º ciclo, 15,5% tem o 3º e 13,5%, terminou o ensino secundário. Ao nível do ensino superior, apenas 8% da população atingiu este nível de habilitações.
Desde 2001 (muito antes da Iniciativa Novas Oportunidades lançada pelo Governo), 20.500 pessoas aderiram ao Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências. Foram certificadas com o 4º, 6º, 9º e 12º ano de escolaridade, cerca de 5 200 pessoas. Actualmente, cerca de 1700 pessoas inscritas aguardam integração noutras ofertas de qualificação.
O Presidente da Autarquia anunciou ainda que pretende fomentar o diálogo directo entre as escolas secundárias e as empresas sedeadas no Concelho, de forma a direccionar a formação às necessidades do mercado de trabalho.
