Richard Zimler, Alberto Serra e Valter Hugo Mãe participam nas sessões de dezembro
A promoção do livro e da leitura constitui uma prioridade na política cultural da Câmara Municipal de Matosinhos.
A segunda edição do Plano Municipal de Leitura (PML) de Matosinhos, a decorrer este ano, assenta numa lógica descentralizadora, procurando incutir junto da população o gosto pelos livros e pela literatura, independentemente da sua idade, condição social ou económica.
A programação foi, para o efeito, desenvolvida em articulação com as escolas, instituições de caráter social e comunidade em geral, permitindo uma maior aproximação do público aos autores e às suas obras.
Novembro tem sido um mês em cheio.
No passado dia 13 de novembro, cerca de 120 alunos da Escola Secundária Abel Salazar, em S. Mamede de Infesta, participaram na sessão dinamizada por Miguel Gonçalves, coordenador nacional da Sociedade Planetária.
No mesmo dia, regressou pela manhã a “Poesia Mal_dita” ao Mercado Municipal de Matosinhos pelas vozes dos conceituados atores/declamadores, Isaque Ferreira e João Rios, que contagiaram vendedores e clientes dos mais diversos setores daquele espaço com textos literários de autores de língua portuguesa.
O objetivo é abranger novos públicos, em locais tradicionais e em outros mais improváveis.
A Escola Básica Irmãos Passos, em Guifões, recebeu também na passada terça-feira a última de quatro sessões intergeracionais, dinamizadas pelo escritor e professor Paulo Condessa.
25 crianças do 1º ano do Ensino Básico e oito seniores em situação de solidão e isolamento social, referenciados pela Comissão Social de Freguesia de Guifões, participaram nesta iniciativa, que contou com a colaboração da União de Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões.
Também no dia 20, mas à noite, o escritor Valter Hugo Mãe e uma plateia de 40 pessoas juntaram-se na Biblioteca Municipal Florbela Espanca, no âmbito do projeto Comunidade de Leitores, para analisar o livro "O quarto da mãe", de Sérgio Mendes, numa sessão que contou com a presença do autor.
Já ontem de manhã, Ana Luísa Amaral, recentemente galardoada com o Prémio de Ensaio Jacinto do Prado Coelho, da Associação Portuguesa dos Críticos Literários, visitou a ala masculina do Estabelecimento Prisional de Santa Cruz do Bispo, e participou numa sessão de conversa e poesia, com a presença de cerca de 50 reclusos.
Em dezembro, a programação do PML de Matosinhos prossegue em força.
No dia 3 de dezembro, pelas 10h00, haverá a visita do escritor norte-americano Richard Zimler à Escola Secundária do Padrão da Légua. No dia 6 de dezembro, pelas 11h00, Alberto Serra realizará uma oficina de poesia, oralidade e memória, com os utentes do centro de dia do Centro Social de Leça do Balio.
Já no dia 18 de dezembro, pelas 21h30, na Biblioteca Municipal Florbela Espanca, terá lugar mais uma sessão da Comunidade de Leitores do PML com Valter Hugo Mãe e os seus “Livros contra a moral dominante”. Desta vez, o livro abordado na sessão será “Caim” do Prémio Nobel José Saramago.
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
