Regressa esta quinta-feira para mais duas sessões à volta da magia dos livros.
![]()
A escritora Raquel Patriarca e a ilustradora Marta Madureira vão amanhã, quinta-feira, dia 14 de abril, levar a magia dos livros a mais duas escolas do concelho de Matosinhos. As sessões integram no Plano Municipal de Leitura (PML) de Matosinhos, que, desde o início do ano letivo, já envolveu cerca de meio milhar de participantes em iniciativas levadas a cabo em escolas, bibliotecas, estabelecimentos prisionais, internatos e IPSS.
Marta Madureira estará na Escola Básica da Quinta do Vieira, em Custóias, pelas 11 horas. À tarde, pelas 14 horas, a escritora de livros infantis Raquel Patriarca estará na Escola Básica n.º 2 de Perafita para uma hora do conto.
Promovido com o intuito de promover o livro e os hábitos de leitura junto dos matosinhenses de todas as faixas etárias, o PML integra atividades como encontros com escritores, oficinas de escrita, quizzes literários ou exposições de ilustração como “A exposição mais pequena do mundo”, patente até 15 de abril na Biblioteca de São Mamede Infesta. Até ao momento já participaram nas atividades desta primeira edição do PML autores como Adélia Carvalho, Ana Luísa Amaral, Ana Saldanha, Carlos Alberto Moniz, Daniel Jonas, José Luís Peixoto, Manuela Costa Ribeiro, Margarida Fonseca Santos, Natalina Cóias, Nuno Camarneiro e Paulo Galindro.
Ambicionando ser um complemento do Plano Nacional de Leitura, o PML pretende constituir-se como uma estratégia integrada de promoção do livro e da leitura. Enquadra um conjunto de iniciativas que já faziam parte do programa cultural da autarquia, acrescentando-lhe novas atividades e, fundamentalmente, uma visão abrangente e estratégica. Não se limita, por isso, aos espaços e públicos mais convencionais, indo igualmente ao encontro, por exemplo, da população prisional do concelho.
Até ao mês de junho são várias as atividades já programadas. No dia 18 de abril, a contadora de histórias Elsa Serra visitará a Escola Secundária João Gonçalves Zarco para uma oficina de escrita criativa. No dia 27, será a vez de João Tordo visitar o concelho: de manhã, pelas 10h30, visitará a Escola Secundária Augusto Gomes para uma sessão com alunos, e, de tarde, às 14h30, visitará o Estabelecimento Prisional de Santa Cruz do Bispo.
Em maio, na manhã do dia 14 e integrado no festival Literatura em Viagem, Paulo Ferreira ministrará a oficina “Escrevi um livro, e agora?”, uma ação de formação destinada a escritores com originais na gaveta e que queiram ver o seu trabalho publicado. A Biblioteca Municipal Florbela Espanca recebe também, entre os dias 20 de maio e 19 de junho, a exposição “A Maior Flor do Mundo”, que reúne as ilustrações de André Letria para o livro homónimo de José Saramago.
Ainda em maio, Matosinhos poderá contar com as visitas de Adélia Carvalho para uma Oficina de Criatividade, que decorrerá na manhã do dia 24, na Biblioteca Anexa de São Mamede Infesta. A 25 será a vez de Carla Maia de Almeida ministrar um workshop sobre o livro infantil na Escola Superior de Artes e Design (ESAD).
A 1 de junho, Dia Mundial da Criança, a ilustradora Cátia Vidinhas visitará a Biblioteca de São Mamede de Infesta para uma oficina de ilustração, estando prevista também para a manhã do dia seguinte uma hora do conto com Raquel Patriarca. No dia 7 à tarde, o escritor Miguel Miranda visitará o Centro Cultural de Guifões para uma conversa com utentes do centro de dia da 3ª idade. A escritora Manuela Costa Ribeiro fechará o programa deste ano letivo no dia 8, com uma conversa com alunas internas do Internato Nossa Senhora da Conceição da Irmandade da Santa Casa da Misericórdia do Bom Jesus de Matosinhos.
