O Plano Municipal de Leitura (PML) de Matosinhos está de volta e promete continuar a promover e disseminar os hábitos de leitura por todas as faixas etárias. O escritor Nuno Camarneiro, vencedor do Prémio Leya em 2012 com o romance “Debaixo de Algum Céu”, vai visitar duas escolas do concelho já no dia 18, quinta-feira.
Nuno Camarneiro, recorde-se, publicou recentemente o livro “Não acordem os pardais”, dedicado aos leitores mais jovens. Vai, por isso, conversar na quinta-feira com alunos das escolas João Gonçalves Zarco (10 horas) e EB 2/3 de Leça do Balio (15 horas).
O Plano Municipal de Leitura de Matosinhos, recorde-se, foi lançado em outubro último e integra atividades dirigidas a todas as faixas etárias, incluindo encontros com escritores, oficinas de escrita, quizzes literários ou exposições de ilustração. Ambicionando ser um complemento do Plano Nacional de Leitura, o PML pretende constituir-se como uma estratégia integrada de promoção do livro e da leitura.
Materializando esta aposta da Câmara de Municipal de Matosinhos, a Biblioteca Municipal Florbela Espanca acolherá ainda, no dia 19, a apresentação do livro “Arca de Noé”, de Renato Roque, numa sessão na que contará com a presença da eurodeputada Marisa Matias. “Arca de Noé” é um livro sobre a memória e a perda, que tem por base um projeto fotográfico que Renato Roque vem desenvolvendo há vários anos. Abordando as recordações de infância enquanto elemento simultaneamente resistente, frágil e perecível, a obra é construída a partir de dois espaços: as casas dos avós, uma no Porto, nas Fontainhas, e a outra na Beira Alta, perto da raia, em Figueira de Castelo Rodrigo.
“Arca de Noé” parte da dor causada por essa evidência de que as memórias dos meus avós e das suas casas, onde vivi parte da minha infância, me morrem um pouco todos os dias”, explica Renato Roque no livro. A apresentação está marcada para as 18 horas e contará também com a participação do escritor Jorge Velhote. Renato Roque é autor de cerca de uma dezena de livros, tendo alguns deles resultado de colaborações com os poetas Jorge de Sousa Braga e Regina Guimarães.