No dia 14 de Março, o Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, apresentou aos comerciantes da Rua Brito Capelo, o Projecto Integrado de Desenvolvimento para a revitalização daquela artéria. “Fazer pequenas intervenções com grandes efeitos” foi uma das ideias-chave lançadas pelo autarca que espera sugestões e comentários de todas as partes interessadas.
No dia 14 de Março, pelas 21.30 horas, o Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, apresentou aos comerciantes da Rua Brito Capelo, o Projecto Integrado de Desenvolvimento para a revitalização daquela artéria. “Fazer pequenas intervenções com grandes efeitos” foi uma das ideias-chave lançadas pelo autarca que espera sugestões e comentários de todas as partes interessadas.
Para a rua Brito Capelo, está prevista a limpeza e a pintura das fachadas dos edifícios, substituição de reclamos e toldos com vista a uma maior uniformização e, nalguns casos, a reposição de vãos originais nas lojas no piso térreo.
Acima de tudo, é objectivo da autarquia imprimir cor e alegria à principal artéria da cidade, transformando-a num centro comercial e cultural ao ar livre, através do recursos a equipamentos leves e não muito dispendiosos.
A Câmara pretende ainda fazer um maior aproveitamento dos cruzamentos da Brito Capelo através da criação de pequenos quiosques e renovação do mobiliário urbano. Está também prevista a colocação de esculturas em metal, bem como estruturas em ferro onde podem vir a ser colocadas telas informativas ou publicitárias. Como explicou o Presidente da Câmara, que teve ao seu lado o Vice-Presidente, Dr. Nuno Oliveira, responsável pelo Pelouro das Actividades Económicas, “são elementos cénicos que pretendem criar vários efeitos na rua”.
A autarquia está disposta a financiar a intervenção no espaço público, tendo a intenção de concorrer ao programa “Fachadas Atlânticas” do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN). O Presidente da Câmara recordou ainda que, neste momento, o mais importante é ouvir as pessoas para depois avançar com a obra o mais rápido possível.
Este Plano de Reabilitação desenvolvido pelo Gabinete de Estudos para o Desenvolvimento e Ordenamento do Território da Universidade do Porto contempla também a rua Heróis de França, onde a intervenção será mais ao nível da uniformização das esplanadas de vários restaurantes e a colocação de mobiliário urbano diferente, Incluindo alguns quiosques.